Divulgação de Eventos Culturais no Porto

Museu Nacional de Soares dos Reis reabre a 15 de Maio

Museu Nacional de Soares dos Reis reabre a 15 de Maio na Noite Europeia dos Museus

Museu nacional Soares dos Reis

MNSR volta com três exposições temporárias

O Museu Nacional Soares dos Reis reabre ao público simbolicamente no dia 15 de Maio, na Noite Europeia dos Museus. Nessa noite, o MNSR vai estar aberto entre as 18.00 e as 22.30 e vai contar com um concerto do ensemble de saxofones Vento do Norte, às 20.00. As inscrições para visitas devem ser feitas através do email [email protected]. A partir de 16 de Maio, o museu passará a estar aberto de terça a domingo, das 10.00 às 18.00 (com última entrada às 17.30).

No seu regresso, o Museu apresenta ao público três novas exposições: “A Índia em Portugal – um tempo de confluências artísticas”, “José Régio [Re]Visitações à Torre de Marfim” e “Depositorium… 1”, com o programa dos próximos meses a incidir fortemente em exposições temporárias e a ser elaborado em estreita cooperação com diferentes entidades e com o setor social e cultural português.

MNSR é o primeiro museu público de arte do país. Foi fundado em 1833 sob a égide de D. Pedro IV, com a designação de Museu Portuense de Pinturas e Estampas, destinando-se a recolher os bens confiscados a conventos abandonados e extintos. No âmbito das reformas institucionais da República, em 1911, é renomeado Museu Soares dos Reis, evocativo do primeiro pensionista do Estado em escultura pela Academia Portuense de Belas Artes: António Soares dos Reis. Em 1932, na senda das comemorações do centenário, adquire o estatuto de Museu Nacional.

Museu Nacional de Soares dos Reis reabre a 15 de Maio

Fica a par das novidades!

O porto de Artur Pastor

O Porto de Artur Pastor

Fotografia

Ribeira do Porto década de 50 / 60 por Artur Pastor.
O fotógrafo construiu uma extensa obra que serviu de base à fototeca ministerial, com mais de 10.000 imagens documentando todo o tipo de trabalhos, espécimenes e cenas agrícolas
Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)
Louise Bourgeois - Deslaçar um Tormento

Louise Bourgeois - Deslaçar um Tormento

Serralves
Até dia 20 de junho de 2021
Louise Bourgeois foi uma das maiores artistas do século XX fortemente influenciada pelo surrealismo, pelo primitivismo e por escultores modernistas

Museu Nacional de Soares dos Reis reabre a 15 de Maio

Museu Nacional de Soares dos Reis