O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Agenda Cultural de Vila Nova de Gaia

Eventos | Programação | Concertos

Próximos Eventos em Vila Nova de Gaia:

No event found!
Ver Mais

Agenda Gaia

Agenda Cultural de Vila Nova de Gaia

Património Cultural

 Lista de património edificado em Vila Nova de Gaia

Ambiente e natureza

A instalação em 1983 do Parque Biológico de Gaia, posteriormente estendido e ampliado em 1998 tornou o concelho um ponto de referência em termos de instalações dotadas para a prática da educação e turismo ambiental sendo reconhecido por uma revista especializada como “provavelmente o melhor zoo de Portugal”. Também em 1997 o Parque de Dunas da Aguda foi inaugurado, possibilitando a conservação de uma flora e fauna raras.

O Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia desenvolve igualmente programas ligados ao ambiente, estando localizado junto à Praia de Miramar. Este centro é ainda responsável pelo desenvolvimento de percursos ao longo das ribeiras de Gaia, recuperando e revitalizando as zonas mais afastadas da orla marítima.

Outras oportunidades de turismo ligado à Natureza são oferecidas pela Estação Litoral da Aguda, que para além de desenvolver actividades ligadas à investigação do meio aquático, disponibiliza nas suas instalações Aquário e Museu das Pescas.

Zoo Santo Inácio, localizado em Avintes é outra possibilidade dedicada à vertente fauna. Cerca de 1200 animais e 350 espécies podem aqui ser conhecidas em programas de visita vocacionados para os amantes da natureza.

Vila Nova de Gaia (conhecido, frequentemente, pela forma sincopada de Gaia) é um município da Área Metropolitana do Porto com cerca de 302 324 habitantes no seu perímetro urbano (2014). A cidade está localizada na margem sul da foz do rio Douro. As caves do famoso vinho do Porto ficam localizadas neste concelho. Formada, originalmente, a partir de duas povoações distintas, Gaia e Vila Nova, foi elevada a cidade, no dia 28 de Junho de 1984.

Gaia tem e sempre teve uma ligação muito forte à cidade vizinha do Porto, não apenas pela partilha do património comum do Vinho do Porto, mas também pelo facto de, no passado, as famílias burguesas e nobres do Porto terem, em Vila Nova de Gaia, quintas e casas de férias. Nas últimas décadas, devido ao crescimento económico e à melhoria das comunicações com a margem norte do rio Douro, Vila Nova de Gaia, progressivamente, acolheu população que trabalha, diariamente, no Porto (sobretudo, devido à construção do Metro do Porto, que estimulou e tornou ainda mais funcional esses movimentos pendulares entre Gaia e o Porto), bem como é um concelho onde trabalham e residem muitos cidadãos originários dos concelhos vizinhos da Área Metropolitana do Porto, situados logo a seguir à margem sul do rio Douro, como Espinho (Portugal), Santa Maria da Feira, Arouca, São João da Madeira, Vale de Cambra ou Oliveira de Azeméis. Gaia é um concelho de residência semanal, durante os dias úteis da semana, de muitos cidadãos naturais desses concelhos que trabalham no espaço urbano de Gaia ou do Porto ou de Matosinhos, devido ao facto do custo das habitações ser menor em Gaia do que no espaço urbano do Porto e estar muito próxima do Porto, o que fez com que Gaia se tornasse um dos concelhos mais populosos de todo o país.

O que fazer no Cais de Gaia
O que fazer no Cais de Gaia
Porto
Eventos e Programação no Cais de Gaia
Parque Biológico de Gaia 5
Parque Biológico de Gaia
Parques e Jardins
Parque Biológico de Gaia consiste numa área agro-florestal deste concelho, com 35 hectares, onde vivem em estado selvagem.
Wow - World of Wine - Gaia
WOW - World of Wine
Quarteirão Cultural
O WOW compila a história, a magia e as emoções por detrás do vinho português, do ritual dos copos e da indústria da cortiça.
Porto romantico dias dos namorados
Jardim do Morro - Miradouro
Jardins em Gaia
Jardim do Morro – Miradouro em Vila Nova de Gaia – Relaxe e estenda a toalha enquanto aprecia um fabuloso Pôr do Sol com vista para Porto
Agenda El Corte Inglés - Gaia
VNG
Agenda Eventos no El Corte Inglés – Gaia
Mosteiro da Serra do Pilar - Gaia
Mosteiro da Serra do Pilar
Gaia
Visite o Mosteiro da Serra do Pilar
Fica a par das novidades!

Agenda Cultural Gaia

Translate »