O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Agenda Exponor Porto

Exposições | Programação | Congressos

Próximos Eventos Exponor Porto:

No event found!
Agenda Exponor Porto

Morada:

Av. Dr. António Macedo, 4454-515 Leça da Palmeira, Matosinhos
 

EXPONOR – Feira Internacional do Porto é o maior recinto de feiras e congressos em Portugal, com cerca de 60 mil m² de área coberta, localizado em Leça da Palmeira, Matosinhos, no Grande Porto.

A Exponor é gerida pela Associação Empresarial de Portugal, AEP, cuja experiência na organização de feiras data de há mais de 150 anos, tendo realizado a sua primeira exposição industrial em 1857, na cidade do Porto. Actualmente, a Exponor organiza perto de 40 feiras por ano em Portugal, em Angola e no Brasil, na cidade de São Paulo, através da Exponor Brasil.

Para além da Exponor, a AEP geriu, entre 1995 e 2014, outro grande espaço concebido para acolher grandes eventos, o Europarque, em Santa Maria da Feira.

Principais feiras

  • Ceranor – exposição de cerâmica, vidro, artigos decorativos e utilidades domésticas (anual)
  • Concreta – feira internacional de construção e obras públicas (bienal)
  • Emaf – exposição internacional de máquinas-ferramenta e acessórios (bienal)
  • ExpoNoivos – feira internacional sobre vestuário, acessórios, etc tudo para casamentos
  • Export Home – mobiliário, iluminação e artigos de casa para exportação (anual)
  • Fimap – feira internacional de máquinas para trabalhar madeira (bienal)
  • Interdecoração – casa, decoração e brinde (anual)
  • Normédica – feira da saúde (bienal)
  • Portojoia – feira internacional de joalharia, ourivesaria e relojoaria (anual)
  • Comic Con – festival de cultura Pop (anual)

História

A visita de uma delegação de industriais portuenses à Exposição Universal de Paris de 1855 fez germinar a ideia de organizar, no Porto, uma exposição dos produtos da indústria nacional.

Dois anos depois, a, então, Associação Industrial Portuense organizou a primeira feira industrial no Porto, no edifício do Asilo de Mendicidade, às Fontainhas, que contou com 206 expositores.[1] Quatro anos mais tarde, a mesma associação foi responsável pela Exposição Industrial do Porto de 1861, que teve lugar no Palácio da Bolsa, contando com oito halls e galerias que exibiam o estado-da-arte da produção industrial de então.

Em 1865 organizou-se a grande Exposição Internacional do Porto, no recinto de ferro e vidro do Palácio de Cristal, construído especificamente para o efeito. A Exposição Industrial, para além de contar com a visita oficial do rei D. Luís, de Dona Maria Pia e do príncipe herdeiro, contou ainda com 3.139 expositores, dos quais 499 franceses, 265 alemães, 107 britânicos, 89 belgas, 62 brasileiros, 24 espanhóis, 16 dinamarqueses e ainda representantes da Rússia, Holanda, Turquia, Estados Unidos e Japão.

Ao longo dos anos, as actividades da Associação foram incluindo a organização e a participação em inúmeras feiras no Porto, em Lisboa e nas colónias portuguesas do tempo.

Mais recentemente, no período compreendido entre 1968 e 1986, realizaram-se 74 exposições às quais ocorreram 5.200 expositores e quase dois milhões de visitantes. Estes certames decorreram no recinto do Pavilhão dos Desportos que, entretanto, sucedeu ao antigo Palácio de Cristal. No entanto, como este espaço dispunha apenas de 5 mil m² e não tinha as condições ideias para a realização de certames industriais e comerciais de cariz internacional, foi decidido construir-se, de raiz, um novo e moderno recinto de feiras, 12 km a norte do centro da cidade do Porto, na freguesia de Leça da Palmeira, Matosinhos.

Este novo espaço, com 20 mil m² de área coberta, fruto de uma parceria entre a Associação e o Gabinete Portex, foi inaugurado em 1987 e baptizado com o nome Exponor (Parque de Exposições do Norte de Portugal). No entanto, apesar de ser quatro vezes maior do que o Pavilhão dos Desportos, o crescimento exponencial das feiras nos anos subsequentes à entrada de Portugal para a União Europeia, obrigou a sucessivas obras de ampliação que praticamente triplicaram a área inicial.

Com o objectivo de dotar a região do Grande Porto de um espaço moderno e de qualidade para a realização de grandes eventos, em 1995, a Associação inaugurou um novo centro de congressos, o Europarque, localizado em Espargo, Santa Maria da Feira, 32 km a sul do centro do Porto.

Em 1998, a Exponor passou a organizar certames também fora de Portugal, com as primeiras feiras em Ourense (Galiza) e na Praia (Cabo Verde). No ano seguinte foi a vez de Maputo (Moçambique) e São Paulo (Brasil). Aqui, foi criada uma subsidiária, a Exponor Brasil, dedicada à organização de feiras e exposições na América do Sul. Desde a sua fundação, em 1999, a Exponor Brasil já realizou mais de vinte feiras em sectores tão distintos como a construção, a decoração, a joalharia, a domótica, a indústria eléctrica e electrónica, a climatização, o vinho[2], o tabaco, os resíduos sólidos urbanos, etc.

Em 2005, a AEP anunciou a intenção de vir a construir um novo recinto de feiras nas imediações do Europarque, em Santa Maria da Feira[3], transformando o actual espaço da Exponor num complexo de centros de investigação e espaços empresariais.[4] No entanto, a administração liderada por José António Barros, que assumiu os destinos da AEP em 2008, abandonou o projecto de deslocalização para o Europarque.[5]

Em 2009, como resultado de um protocolo de colaboração assinado com a Feira Internacional de Luanda, a Exponor passou a organizar feiras em Angola, replicando naquele país alguns dos certames de maior sucesso em Portugal.[6] Em Março de 2010 foi assinado um protocolo com vista à criação da sociedade Exponor Moçambique destinada à organização de feiras sectoriais e à gestão de parques de exposições naquele país.[7]

Programação - Exponor Porto

Agenda Casa da Música
Porto
Agenda de Eventos na Casa da música 
agenda Teatro nacional são joão Porto
Agenda Teatro São João
TNSJ
Agenda Eventos no Teatro Nacional São João
Agenda Teatro Sá da Bandeira
Agenda Teatro Sá da Bandeira
Porto
Agenda de Eventos no Teatro Sá da Bandeira
Fica a par das novidades!

Exponor Exhibitions

Translate »