O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Agenda Teatro Rivoli - Porto

Eventos | Programação | Espetáculos

Próximos Eventos no Teatro Rivoli - Porto

No event found!
Agenda Teatro Rivoli - Porto https://www.instagram.com/_miguelaguiar_/

Morada:

Endereço: R. do Bonjardim 143, 4000-440 Porto
Telefone: 22 339 2200
 

O Teatro Municipal Rivoli é um dos dois locais do Teatro Municipal do Porto, junto com o Municipal Teatro do Campo Alegre. Propriedade da Câmara Municipal do Porto, o teatro está localizado na Praça D. João I e oferece uma programação regular, dirigida por Tiago Guedes e supervisionada pelo Pelouro da Cultura da autarquia.

A história do teatro remonta a 1913, quando foi inaugurado como Teatro Nacional. Mudanças no centro urbano levaram à sua modernização e adaptação em 1923, dando origem ao Teatro Rivoli, que apresenta ópera, dança, teatro e concertos. O projeto arquitetônico é de responsabilidade do arquiteto e engenheiro Júlio José de Brito.

Os anos 1940 e 1950 foram um período de grande sucesso para o teatro, graças a Maria Borges, que assumiu o teatro como um projeto pessoal e fez muitas melhorias, incluindo o painel em baixo-relevo, da autoria do escultor Henrique Moreira, que ainda hoje pode ser visto no topo da fachada.

No entanto, a doença de Maria Borges e sua mudança para Lisboa levaram ao declínio do teatro. Em 1976, os herdeiros venderam o Rivoli para William Graham, que posteriormente o vendeu ao Banco Português do Atlântico (BPA).

O teatro sofreu um revés financeiro na década de 1970, com equipamentos obsoletos e falta de programação regular e público próprio. Em 1989, a Câmara Municipal do Porto decidiu comprar o teatro e, em 1992, fechou para uma remodelação total, com projeto do arquiteto Pedro Ramalho. A área existente de 6.000 m² foi ampliada para mais de 11.000 m², criando-se um Auditório Secundário, um Café-concerto, uma Sala de Ensaios e um Foyer de Artistas, assim como espaços para os Serviços Administrativos e os Serviços Técnicos.

Em 16 de outubro de 1997, o Rivoli Teatro Municipal reabriu suas portas. De 2007 a 2011, o teatro foi gerido por Filipe La Féria. Em 2014, a Cultura da Câmara Municipal do Porto assumiu definitivamente a gestão do Teatro Municipal e, desde então, apresenta uma ampla gama de eventos culturais, como o programa “O Rivoli Já Dança!” e a programação de Tiago Guedes, que inclui dança, performance, teatro, cinema, música, literatura, exposições, workshops, marionetas, residências artísticas e novo circo.

Programação - Teatro Municipal Rivoli

Agenda Casa da Música
Porto
Agenda de Eventos na Casa da música 
agenda Teatro nacional são joão Porto
Agenda Teatro São João
TNSJ
Agenda Eventos no Teatro Nacional São João
Agenda Teatro Sá da Bandeira
Agenda Teatro Sá da Bandeira
Porto
Agenda de Eventos no Teatro Sá da Bandeira
Fica a par das novidades!

Eventos | Teatro Rivoli - Porto

Translate »