O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Agenda Cultural de Valongo

Eventos | Programação |Concertos

Próximos Eventos em Valongo:

No event found!
Agenda Cultural de Valongo

Valongo, situada na sub-região da Área Metropolitana do Porto, é uma cidade portuguesa com uma rica história e um desenvolvimento significativo ao longo dos séculos. Pertencendo à região do Norte e ao distrito do Porto, é sede do Município de Valongo, que abrange uma área de 75,12 km2 e conta com cerca de 94.795 habitantes em 2021, distribuídos por 4 freguesias. Limita-se ao norte com Santo Tirso, ao nordeste com Paços de Ferreira, a leste com Paredes, a sudoeste com Gondomar e a oeste com a Maia.

Historicamente, a região de Valongo remonta ao Paleolítico, sendo parte integrante do Condado Portucalense desde o século IX. No século XIX, enfrentou as consequências das Invasões Francesas e das Guerras Liberais, destacando-se na Batalha da Ponte Ferreira. Em 1836, foi criado o concelho de Valongo, incluindo diversas freguesias que pertenciam anteriormente a outros concelhos.

Ao longo dos anos, Valongo testemunhou o desenvolvimento industrial, com a exploração de recursos como ardósia, antimónio, volfrâmio e carvão, além do crescimento de setores como a metalurgia, têxteis e construção civil. A instalação de indústrias e a melhoria das infraestruturas contribuíram para o crescimento populacional e económico da região.

Na época da implantação da República Portuguesa, Valongo teve um papel relevante, proclamando a República em 1910. No século XX, a cidade continuou a prosperar, beneficiando de acessibilidades rodoviárias e ferroviárias, impulsionando o seu desenvolvimento económico e social.

Atualmente, Valongo é um município empenhado em conciliar o crescimento económico com a preservação do património cultural e natural. Em 2022, foi distinguida com o prémio European Green Leaf pela Comissão Europeia, em reconhecimento dos seus esforços para promover práticas ambientalmente sustentáveis. Valongo é a segunda cidade portuguesa a receber este prémio, destacando-se como um exemplo de qualidade de vida e sustentabilidade.

Referência:

  • European Green Leaf – distinção atribuída pela Comissão Europeia – de 2022. Valongo é a segunda cidade portuguesa a receber o prémio, depois de Torres Vedras, que o recebeu em 2015.

Agendas do Distrito do Porto

Agenda Hard Club Porto
Agenda Hard Club
Porto
Agenda de Eventos no hard Club Porto
Agenda Coliseu do Porto Ageas
Agenda Coliseu do Porto
Ageas
Agenda Eventos no Coliseu do Porto
Agenda Teatro Sá da Bandeira
Agenda Teatro Sá da Bandeira
Porto
Agenda de Eventos no Teatro Sá da Bandeira
Fica a par das novidades!

Agenda Cultural de Valongo

Eventos em Valongo

Translate »