Preparação da Francesinha Tradicional (2 pessoas)
- 4 fatias de pão de forma
- 8 fatias de queijo
- bifes de vaca pequenos
- 2 salsichas (de preferência frescas e compradas no Mercado do Bolhão ” Salsicharia Leandro”)
- 2 linguiças (de preferência frescas e compradas no Mercado do Bolhão ” Salsicharia Leandro”)
- 4 fatias de fiambre
- Sal e pimenta q.b.
Ingredientes para o molho da Francesinha :
- 1 Cebola e 3 dentes de Alho
- 4 dl de cerveja
- Tomate maduro ou polpa de tomate
- 0,5 dl de brandy
- 0,5 dl de Vinho do Porto
- Vinho Maduro Branco
- Vinho Verde Tinto (opcional)
- Molho Inglês
- Mostarda
- Colorau
- Salsa
- 1 colher (sopa) de farinha maizena
- Aparas de Gordura ou um cubo de caldo Carne (opcional)
- 1 folha de louro
- Leite q.b.
- Sal e piri-piri q.b.
- Em primeiro lugar vamos começar a receita pelo molho: descasque a cebola e o alho, pique-os grosseiramente, deite para um tacho, entretanto, junte azeite, louro, colorau e a salsa leve ao lume e deixe refogar por 10 minutos. Adicione o tomate maduro ou polpa de tomate, as aparas de gordura ou o caldo de carne, as bebidas, molho inglês, mostarda e deixe ferver. Em seguida dissolva a farinha maizena num pouco de leite com o propósito de cortar a acidez e engrossar o molho. Dessa forma junte ao tacho, em fio e mexendo simultaneamente. Rectifique o sal, tempere com piri-piri, mexa. Logo depois passe pelo passador de rede e leve de novo ao lume brando para aquecer.
- Em segundo Lugar Montar a francesinha: Sobre uma fatia de pão de forma ligeiramente torrado coloque o fiambre, o bife ,uma camada de linguiça e salsicha previamente grelhadas e por fim outra fatia de pão.
- Finalmente cubra o conjunto com 4 fatias de queijo, leve ao forno a 200°C até derreter, retire e sirva quentes regadas com o molho.
Nota: Acompanhe com Batata Frita aos palitos. Eventualmente pode juntar no recheio da francesinha outro tipo de embutidos da sua preferência como Paio do lombo, Mortadela, Bacon, etc. Finalize com um ovo estrelado no topo da francesinha.