O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Extensão do Romantismo

Quinta do Sacramento ou Quinta da Macieirinha

O Museu Romântico é a uma reprodução de uma residência da alta burguesia do século XIX.

EXTENSÃO DO ROMANTISMO

Romantismo portuense

O Museu do Romântico no Porto pretende recriar ambientes interiores de uma casa abastada do século XIX, abordando as estéticas, os modos e os costumes relacionados com o Romantismo, a cidade do Porto Oitocentista, assim como perpetuar a memória de Carlos Alberto de Sabóia, rei da Sardenha e príncipe do Piemonte. Esta figura romântica, que a cidade do Porto recebeu com o coração, veio a morrer nesta quinta, a 28 de julho de 1849, triste, doente e exilado da sua pátria.

A Extensão do Romantismo está instalada na Quinta da Macieirinha, ou também conhecida como Quinta do Sacramento, antiga casa de campo do século XVIII que pertenceu à família Pinto Basto. O edifício abriu como núcleo museológico em 1972, com o intuito de mostrar o ambiente de casa burguesa de Oitocentos, período característico no Porto.

Depois da intervenção arquitetónica de Camilo Rebelo, e de obras de restauro em algumas importantes peças da coleção, a Extensão do Romantismo reabriu portas em 2017.

Em 2021, um novo projeto museológico nasce. Com (re)abertura no contexto da Feira do Livro do Porto, a tematização do mundo natural foi o mote, o modo criativo, a energia, o fogo que alimentou a produção artística e literária romântica e que serve de pano de fundo para a primeira montagem: Quando a Terra voltar a brilhar Verde para Ti .

Esta é a estação central para o eixo romantismo e a reflexão sobre o seu impacto e influência na cidade do Porto. Cruzam-se também na Extensão do Romantismo, o eixo sonoro e o eixo natureza, pela integração numa zona verde composta pelos Jardins do Palácio de Cristal e pelos Jardins da Casa Tait e uma ampla vista sobre o rio e o mar.

O acervo, que foi sendo incorporado desde 1970, encontra-se nos atuais espaços de reserva municipal acondicionado para conservação e estudo, num processo que convocará uma circulação das peças entre as exposições do Museu da Cidade. Futuramente, um novo espaço de reserva municipal localizado nas Fontainhas, acolherá as diferentes coleções.

O ciclo de montagens temporárias investiga a persistência do espírito romântico entre tempos e geografias distintas. O Porto é fortemente marcado por ele e é onde melhor e mais duradouramente se exprime no contexto português. Quais as linhagens que herdamos do romantismo? O que pode o romantismo na nossa cidade, nos nossos dias?

 

Imagens—Atlas: António Alves (MdC) fotos e gravuras Barão de Forrester do arquivo da Coleção MdC.

Miradouro – Quinta da Macieirinha

Com a foz do Rio Douro como pano de fundo, o enquadramento dado pela Ponte da Arrábida, torna esta paisagem única ao pôr do sol.
Com a foz do Rio Douro como pano de fundo, o enquadramento dado pela Ponte da Arrábida, torna esta paisagem única ao pôr do sol.
Museu Romântico Porto

Localização, Horários e Preços

BILHETEIRA ONLINE

HORÁRIO

Terça a Domingo
10H—17H30

ENDEREÇO 

Rua de Entre-Quintas, 220 4050-240 Porto
GPS: 41.147524, -8.627930
Localização

AUTOCARRO 

1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo

ESTACIONAMENTO 

Palácio de Cristal

JARDINS 

QUINTA DA MACIEIRINHA

EIXOS 

SONORO

NATUREZA

ROMANTISMO

Museu Romântico Porto

Museu Romântico no Porto

Palácio da Bolsa do Porto

Palácio da Bolsa do Porto

História & arquitectura
Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.
Museu da Misericórdia do Porto
Rua das Flores
No local encontram-se a Igreja da Misericórdia e a Galeria dos Benfeitores, um exemplar da arquitetura de ferro e vidro da cidade. Construída no século XVI, a igreja passou por reformas significativas no século XVIII.
Museu Nacional de Soares dos Reis
Museu Nacional de Soares dos Reis
História & Museus
O Museu Nacional de Soares dos Reis é o primeiro museu público de arte do país, tendo sido fundado em 1833 sob a égide do liberalismo
Fica a par das novidades!

Translate »