Jardins do Palácio de Cristal

Uma das melhores vistas para o Douro

Os Jardins do Palácio de Cristal incluem o chamado Jardim Emílio David que possui belos exemplares de rododendros, camélias, araucárias, ginkgos e faias, para além de fontes e estátuas alegóricas às estações do ano.

Avenida das Tílias constitui o eixo mais marcante deste parque e está ladeada pela Biblioteca Municipal Almeida Garrett (onde se situa a Galeria do Palácio), pela Concha Acústica e pela Capela de Carlos Alberto da Sardenha (edificada em 1849 pela princesa de Montléart). Perto situam-se um restaurante e uma esplanada com vista para o lago. Nesta avenida e noutros locais encontram-se estratégicos miradouros que proporcionam vistas panorâmicas do rio Douro e da cidade. É ao fundo desta avenida que encontramos a capela que a princesa de Montléart mandou erguer em homenagem ao seu irmão, o Rei Carlos Alberto.

Os jardins temáticos estão também representados, nomeadamente pelo Jardim das Plantas Aromáticas, o Jardim das Medicinais, o Jardim das Cidades Geminadas (inaugurado em 2009) e ainda o Jardim dos Sentimentos (inaugurado em 2007), onde se encontra a estátua Dor de Teixeira Lopes. Outros espaços aprazíveis são o Bosque, a Avenida dos Castanheiros-da-Índia e o Jardim do Roseiral que está enriquecido com significativos elementos do património artístico da cidade. Nas proximidades surgem sete magníficos exemplares de palmeiras da Califórnia.

Contíguos aos Jardins do Palácio de Cristal estão o Museu Romântico e o Solar do Vinho do Porto, ambos na Quinta da Macieirinha. Muito próximo encontra-se, também, a Quinta Tait, com jardins recheados de colecções de rosas, camélias, brincos-de-princesa e um majestoso Liriodendrum tulipifera que circundam a Casa Tait, onde funciona um Gabinete de Numismática.

Acessível a pessoas com limitação Física - acesso gratuito

Locais de Interesse próximos:

Planetário do Porto

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva localiza-se no Pólo III da Universidade do Porto. Desde 2015 possui um sistema de projeção digital fulldome, que o transformou num autêntico cinema digital imersivo.

Galeria da Biodiversidade

Este espaço museológico de confluência entre arte, ciência e literatura convida o visitante a participar numa viagem ao longo da qual se contam emocionantes histórias sobre a vida, a sua diversidade e os processos evolutivos que a modelam.

Museu do Vinho do Porto

O museu tem como objetivo dar a conhecer a história e a importância do comércio do vinho do Porto no desenvolvimento histórico da cidade.

Cruzeiro no Douro

Siga os passos dos mercadores de vinho do Porto neste clássico cruzeiro pelas 6 Pontes. Navegue pelo rio Douro ao longo da rota do antigo Barco Rabelo que servia ao Porto e a Vila Nova de Gaia.

SEA LIFE Porto

Cerca de 5800 criaturas marinhas vivem no SEA LIFE Porto. Visite os 31 habitats aquáticos, incluindo as piscinas rochosas interactivas e o Túnel Oceânico.

Fado ao Vivo na Sé

A performance acústica de fado é realizada em um ambiente intimista(...) Fado ao Vivo com degustação de Vinho do Porto.


Como chegar:

Localização

Rua de D. Manuel II, 4050-346 Porto

Hórario

Inverno (1out./30mar.): 8:00H/19:00H Verão (1abr./30set.): 8:00H/21:00H

Jardins do Palácio de Cristal