Extensão do Romantismo
Quinta do Sacramento ou Quinta da Macieirinha
O Museu Romântico é a uma reprodução de uma residência da alta burguesia do século XIX.

Romantismo portuense
O Museu do Romântico no Porto pretende recriar ambientes interiores de uma casa abastada do século XIX, abordando as estéticas, os modos e os costumes relacionados com o Romantismo, a cidade do Porto Oitocentista, assim como perpetuar a memória de Carlos Alberto de Sabóia, rei da Sardenha e príncipe do Piemonte. Esta figura romântica, que a cidade do Porto recebeu com o coração, veio a morrer nesta quinta, a 28 de julho de 1849, triste, doente e exilado da sua pátria.
A Extensão do Romantismo está instalada na Quinta da Macieirinha, ou também conhecida como Quinta do Sacramento, antiga casa de campo do século XVIII que pertenceu à família Pinto Basto. O edifício abriu como núcleo museológico em 1972, com o intuito de mostrar o ambiente de casa burguesa de Oitocentos, período característico no Porto.
Depois da intervenção arquitetónica de Camilo Rebelo, e de obras de restauro em algumas importantes peças da coleção, a Extensão do Romantismo reabriu portas em 2017.
Em 2021, um novo projeto museológico nasce. Com (re)abertura no contexto da Feira do Livro do Porto, a tematização do mundo natural foi o mote, o modo criativo, a energia, o fogo que alimentou a produção artística e literária romântica e que serve de pano de fundo para a primeira montagem: Quando a Terra voltar a brilhar Verde para Ti .
Esta é a estação central para o eixo romantismo e a reflexão sobre o seu impacto e influência na cidade do Porto. Cruzam-se também na Extensão do Romantismo, o eixo sonoro e o eixo natureza, pela integração numa zona verde composta pelos Jardins do Palácio de Cristal e pelos Jardins da Casa Tait e uma ampla vista sobre o rio e o mar.
O acervo, que foi sendo incorporado desde 1970, encontra-se nos atuais espaços de reserva municipal acondicionado para conservação e estudo, num processo que convocará uma circulação das peças entre as exposições do Museu da Cidade. Futuramente, um novo espaço de reserva municipal localizado nas Fontainhas, acolherá as diferentes coleções.
O ciclo de montagens temporárias investiga a persistência do espírito romântico entre tempos e geografias distintas. O Porto é fortemente marcado por ele e é onde melhor e mais duradouramente se exprime no contexto português. Quais as linhagens que herdamos do romantismo? O que pode o romantismo na nossa cidade, nos nossos dias?
Imagens—Atlas: António Alves (MdC) fotos e gravuras Barão de Forrester do arquivo da Coleção MdC.
Miradouro – Quinta da Macieirinha


Localização, Horários e Preços
Endereço:
HORÁRIO
Terça a Domingo
10H—17H30
ENDEREÇO
Rua de Entre-Quintas, 220 4050-240 Porto
GPS: 41.147524, -8.627930
Localização
AUTOCARRO
1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo
ESTACIONAMENTO
Palácio de Cristal
JARDINS
EIXOS
SONORO
NATUREZA
ROMANTISMO
Lugares próximos
Jardins do Palácio de Cristal (269 m)Museu do Carro Elétrico (411 m)Museu Soares dos Reis (579 m)Livraria Lello e Irmão (1.2 km)Igreja e Torre dos Clérigos (1.2 km)

Museu Romântico no Porto

Palácio da Bolsa do Porto
História & arquitectura
Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.
Museu da Misericórdia do Porto
Rua das Flores
No local encontram-se a Igreja da Misericórdia e a Galeria dos Benfeitores, um exemplar da arquitetura de ferro e vidro da cidade. Construída no século XVI, a igreja passou por reformas significativas no século XVIII.
