O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Conversa Online com Álvaro Siza Vieira

conversa ONLINE sob o tema "UM OLHAR SOBRE A ARQUITETURA DA CASA DO CINEMA MANOEL DE OLIVEIRA", com o arquiteto Álvaro Siza e António Preto, diretor da Casa do Cinema.

Conversas com Serralves Alvaro Siza Vieira
Conversas com Serralves Alvaro Siza Vieira

Não sendo possível, neste momento, deslocar-nos à Casa do Cinema, o arquiteto Álvaro Siza revisita as diversas fases da sua construção, e  conversa acerca deste projeto.

O projeto da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, desenhado por Álvaro Siza, foi publicamente apresentado a 15 de novembro de 2013, na presença do arquiteto e do cineasta, que participou ativamente na discussão dos contornos gerais do edifício. Com início de construção a 19 de janeiro de 2018 e inaugurada em 24 de junho de 2019, a Casa do Cinema viria finalmente responder a um desejo antigo de Manoel de Oliveira, que pretendia colocar o seu acervo cinematográfico ao serviço da cidade e do público em geral, bem como reforçar a atuação de Serralves no domínio do cinema e das imagens em movimento. O edifício projetado por Álvaro Siza para acolher este riquíssimo acervo, bem como todas as atividades deste novo pólo da Fundação, é constituído por dois corpos – um deles, resulta da recuperação da antiga garagem do Conde de Vizela, adaptada às novas funções; o outro, é uma construção nova, com volume e alinhamento no prolongamento da anterior –, entre os quais se distribuem três galerias de exposição, o auditório, o acervo, duas salas de serviço educativo, um espaço para investigação e escritórios, dialogando de forma harmoniosa e coerente com todo o património natural e edificado de Serralves.

Na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, às 18h00, participe na Conversa Online com Álvaro Siza Vieira, através de inscrição gratuita prévia para o email: [email protected]. O link de acesso será enviado a cada um dos inscritos.

Um dos maiores arquitetos do mundo

Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e foi professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. O seu trabalho tem tido amplo reconhecimento internacional, tendo sido distinguido com alguns dos mais importantes prémios no âmbito da arquitetura, dentre os quais, o Prémio Pritzker, em 1992.

Conversa Online com Álvaro Siza Vieira #ConversasComSerralves

Fica a par das novidades!

Louise Bourgeois - Deslaçar um Tormento

Serralves
Até dia 20 de junho de 2021
Louise Bourgeois foi uma das maiores artistas do século XX fortemente influenciada pelo surrealismo, pelo primitivismo e por escultores modernistas

Manoel de Oliveira Fotógrafo

Serralves

Até 18 Abril 2021
Nem só de imagem em movimento se fez o percurso de Manoel de Oliveira. Também a fotografia foi importante na construção da sua obra cinematográfica, servindo de instrumento de ensaio e pesquisa para os seus filmes. Esta exposição mostra mais de 100 fotografias, na sua maioria inéditas, capturadas pelo cineasta entre as décadas de 1930 e 1950.
O porto de Artur Pastor

O Porto de Artur Pastor

Fotografia

Ribeira do Porto década de 50 / 60 por Artur Pastor.
O fotógrafo construiu uma extensa obra que serviu de base à fototeca ministerial, com mais de 10.000 imagens documentando todo o tipo de trabalhos, espécimenes e cenas agrícolas
Palácio da Bolsa do Porto

Palácio da Bolsa do Porto

Centro Histórico
Monumento nacional, situado no centro histórico da cidade do Porto, classificado como Património Mundial pela UNESCO. O Palácio da Bolsa, com 180 anos de história, é um local único, estando entre os monumentos mais visitados no Norte do país. 
Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)
jardim botanico porto

Os melhores Jardins e Parques do Porto

Espaços Verdes

Relaxe nos melhores Jardins e Parques do Porto. Os “Pequenos Paraísos” dentro da cidade do Porto. Para fazer caminhadas ou correr, passear os cães ou simplesmente ler um bom livro. 

 

Agenda Cultural do Porto

Conversa Online com Álvaro Siza Vieira #ConversasComSerralves

Translate »