O Porto de Artur Pastor

1 de Maio 1922 - 17 Set. 1999

Ribeira do Porto década de 50 / 60 por Artur Pastor.

O fotógrafo construiu uma extensa obra que serviu de base à fototeca ministerial, com mais de 10.000 imagens documentando todo o tipo de trabalhos, espécimenes e cenas agrícolas.

O porto de Artur Pastor

Biografia de Artur Pastor

Artur Pastor termina o curso de Regente Agrícola em Évora, na Herdade da Mitra, em 1942. O primeiro trabalho de fotografia que faz foi para ilustrar a sua tese final. Foi nessa altura que descobriu o gosto pela fotografia que o fascinaria até ao fim da sua vida.

Em Évora, onde vive na altura, envolve-se em inúmeros projectos e começa a apresentar trabalhos seus em publicações ilustradas, postais, selos e cartazes. Durante este período inicial da sua vida artística colabora em diversos jornais do Sul do País com artigos de opinião e de cariz literário. No início dos anos cinquenta vai trabalhar para os serviços do Ministério da Agricultura em Montalegre. Naquela época tenta formar, em Braga, uma associação fotográfica. Em 1953 vem viver para Lisboa. Nesta cidade passa a fazer parte do Foto Clube 6×6.

Pertenceu aos quadros do Estado durante cerca de trinta anos como Engenheiro Técnico Agrário. Ao longo destes anos, foi responsável pela obtenção e organização das mais de 10 000 fotos que compõem a Fototeca da Direcção Geral dos Serviços Agrícolas. Paralelamente, colaborou com outros organismos ligados à agricultura como as Juntas Nacionais do Azeite, do Vinho, das Frutas e a Federação Nacional dos Produtores de Trigo, entre outros.

Pelo serviço prestado enquanto fotógrafo do Ministério da Agricultura, foi-lhe atribuído o grau de Oficial da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial (Classe do Mérito Agrícola). Registou milhares de fotografias por solicitação dos mais diversos organismos oficiais e grandes empresas, sobretudo no campo da agricultura e turismo. Colaborou, com centenas de fotografias, em exposições oficiais e feiras, no país e no estrangeiro. Participou em Salões Nacionais e Internacionais de Fotografia.  Nos Salões Nacionais, obteve, com regularidade, os primeiros prémios.

O porto de Artur Pastor
Rui Pina fotografia
Rui Pina aka Expeão

Fotografia de Rua

Rui Pina retrata a monarquia e a plebe da Invicta. Como um antropólogo do contemporâneo consegue captar as essências, as armaduras, os anseios, os perfumes, as dores e as angustias (…)
Agenda Cultural do PortoMaria Beatitude ​Artista Plástica
Maria Beatitude
Pintura
Não sabe se foram as histórias que queria contar, a necessidade do uso do traço e da cor, ou o desejo de criar algo que não tinha…
hazul street art porto
Hazul Luzah
Street Art Porto
Hazul (1981), artista autodidata, tem o Porto como berço e as suas velhas ruas como cenário de crescimento artístico.
Elias Lazaroni é um artista que a cidade do Porto roubou ao Rio de Janeiro. O pincel do carioca é extravagante quebrando padrões estéticos e morais.(…)
Fique a par das novidades!

Artur Pastor Fotografia

Segue as nossas Redes Sociais
Translate »