O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Manoel de Oliveira Fotógrafo

EXPOSIÇÃO EM Serralves

A exposição “Manoel de Oliveira Fotógrafo” inaugura nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, na Casa do Cinema Manoel de Oliveira, em Serralves, e dá a conhecer uma faceta incógnita do consagrado realizador português. A mostra é ainda acompanhada por um ciclo de cinema, um programa de conferências e um catálogo.

Manoel de Oliveira é dono de um percurso exímio na sétima arte, contudo o cineasta portuense não limitou o seu talento apenas ao cinema. Entre os finais de 1930 e meados de 1950, o encenador, falecido em 2015, recorreu também à fotografia como suporte de alguns dos seus trabalhos.

Guardadas durante várias décadas, estas imagens, na sua maioria inéditas, são agora reveladas numa mostra que deixa a descoberto uma faceta desconhecida, abrindo caminho para novas perspectivas sobre a evolução da sua obra.

Com curadoria de António Preto, director da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, o espólio composto por mais de 100 fotografias revela a passagem do realizador “pela imagem estática”, uma etapa determinante do seu percurso que permitiu “a exploração dos valores clássicos da composição e o espírito modernista que animou toda a primeira fase da sua produção cinematográfica”, descreve a Fundação de Serralves, a propósito da exposição.

A captação de imagens constituiu assim um “instrumento de pesquisa formal e de experimentação” para a “construção de uma linguagem visual própria” utilizada nos seus filmes.

Depositadas em Serralves, onde se encontra todo o acervo pessoal do realizador, as imagens constituem um vislumbre da história da fotografia portuguesa dos anos de 1940 e permitem fazer uma nova leitura da obra do artista no cinema, ajudando a compreender o período de dez anos em que este assumiu a direcção de fotografia dos seus próprios filmes.

A exposição fica patente até dia 27 DE JUNHO de 2021 e será acompanhada por um catálogo, um ciclo de cinema e um programa de conferências.

Manoel de Oliveira Fotógrafo

Newsletter

Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)

Tours no Douro

Disfrute de um cruzeiro panorâmico pelo Douro. Visite as Adegas  Navegue pelo rio Douro ao longo da rota dos antigos Barcos Rabelos.
Aqui pode encontrar as melhores casas de fado da cidade. Espectáculos de fado (Segunda a Domingo)

Agenda Cultural do Porto

Manoel de Oliveira Fotógrafo

Translate »