O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Louise Bourgeois - Deslaçar um Tormento

“Arte não é sobre arte. É sobre a vida, e isso resume tudo “ Louise Bourgeois

LOUISE BOURGEOIS Deslaçar um Tormento
Louise Bourgeois em 1990 junto a sua escultura em mármore: Eye to Eye (1970). Fotografia: Raimon Ramis
Louise Bourgeois  (Paris 1911 – Nova Iorque 2010) foi uma das maiores artistas do século XX fortemente influenciada pelo surrealismo, pelo primitivismo e por escultores modernistas como Alberto Giacometti e Constantin Brancusi, seus trabalhos tendem a ser abstratos e altamente simbólicos, e estão presentes em vários espetáculos e coleções permanentes em museus ou galerias pelo mundo. 
 
Louise Bourgeois - Deslaçar um Tormento
Maman – Louise Bourgeois - Construída em aço, bronze e mármore (1999)
A monumental aranha é uma das peças-chave para compreender a obra de Louise, que nunca escondeu sua fascinação por este animal que a fazia lembrar sua mãe, que trabalhava como restauradora de tapeçarias em Paris. “Minha melhor amiga era minha mãe. Ela era reflexiva, inteligente, paciente, apaixonada, razoável, delicada, refinada, indispensável, ordenada e útil, como uma aranha”, disse a artista sobre sua obra-prima. Para ressaltar o aspeto maternal de “Maman”, a artista desenhou a aranha contendo ovos de mármore armazenados em um recetáculo de fio de ferro. Além disso, Louise via este animal como um símbolo supremo da infinidade da vida, que se renova constantemente, como uma teia de aranha que é tecida pouco a pouco.
LOUISE BOURGEOIS - Deslaçar um Tormento
Ovos de mármore contidos em um recetáculo de fio de ferro

Esta exposição cobre sete décadas, dando a ver obras realizadas pela artista entre finais dos anos 1940 e 2010. Louise Bourgeois -” Deslaçar um Tormento” fica em Serralves até dia 20 de junho de 2021.

Esta exposição é organizada pela Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea e o Glenstone Museum, Potomac, Maryland, EUA, em colaboração com The Easton Foundation, Nova Iorque, e coproduzida com o Voorlinden Museum & Gardens, Wassenaar, Países Baixos.

To Unravel a Torment tem curadoria de Emily Wei Rales, Diretora e cofundadora do Glenstone Museum. Em Serralves, a exposição foi organizada por Philippe Vergne, Diretor do Museu, com Paula Fernandes, Curadora.

Esta exposição contou com o generoso apoio de Hauser & Wirth Gallery.

Fica a par das novidades!

Palácio da Bolsa do Porto

Centro Histórico
Monumento nacional, situado no centro histórico da cidade do Porto, classificado como Património Mundial pela UNESCO. O Palácio da Bolsa, com 180 anos de história, é um local único, estando entre os monumentos mais visitados no Norte do país. 
Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)
jardim botanico porto

Os melhores Jardins e Parques do Porto

Espaços Verdes

Relaxe nos melhores Jardins e Parques do Porto. Os “Pequenos Paraísos” dentro da cidade do Porto. Para fazer caminhadas ou correr, passear os cães ou simplesmente ler um bom livro. 

 

Agenda Cultural do Porto

Louise Bourgeois - Deslaçar um Tormento

Translate »