Não sendo possível, neste momento, deslocar-nos à Casa do Cinema, o arquiteto Álvaro Siza revisita as diversas fases da sua construção, e conversa acerca deste projeto.
O projeto da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, desenhado por Álvaro Siza, foi publicamente apresentado a 15 de novembro de 2013, na presença do arquiteto e do cineasta, que participou ativamente na discussão dos contornos gerais do edifício. Com início de construção a 19 de janeiro de 2018 e inaugurada em 24 de junho de 2019, a Casa do Cinema viria finalmente responder a um desejo antigo de Manoel de Oliveira, que pretendia colocar o seu acervo cinematográfico ao serviço da cidade e do público em geral, bem como reforçar a atuação de Serralves no domínio do cinema e das imagens em movimento. O edifício projetado por Álvaro Siza para acolher este riquíssimo acervo, bem como todas as atividades deste novo pólo da Fundação, é constituído por dois corpos – um deles, resulta da recuperação da antiga garagem do Conde de Vizela, adaptada às novas funções; o outro, é uma construção nova, com volume e alinhamento no prolongamento da anterior –, entre os quais se distribuem três galerias de exposição, o auditório, o acervo, duas salas de serviço educativo, um espaço para investigação e escritórios, dialogando de forma harmoniosa e coerente com todo o património natural e edificado de Serralves.
Na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, às 18h00, participe na Conversa Online com Álvaro Siza Vieira, através de inscrição gratuita prévia para o email: c.almeida@serralves.pt. O link de acesso será enviado a cada um dos inscritos.
Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e foi professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. O seu trabalho tem tido amplo reconhecimento internacional, tendo sido distinguido com alguns dos mais importantes prémios no âmbito da arquitetura, dentre os quais, o Prémio Pritzker, em 1992.
Conversa Online com Álvaro Siza Vieira #ConversasComSerralves