O Porto e os momentos vividos durante o confinamento foram o mote para a realização deste trabalho, com imagens únicas desta fase que ficará para sempre na história da cidade e da humanidade. Segundo o realizador Paulo Ferreira, “a mensagem de Lockdown Porto alerta para o período da história que atravessamos ao mesmo tempo que nos brinda com uma nota de esperança: a esperança de que a vida regresse ao antigo normal”.
As imagens do Porto durante o período de confinamento valeram ao filme Lockdown Porto, de Paulo Ferreira, a conquista de três prémios no ciclo de cinema Finisterra – Arrábida Film Art & Tourism Festival, aos quais se juntou uma menção honrosa por parte do júri.
O júri destacou, entre mais de um milhar de filmes nacionais e internacionais que se apresentaram a concurso, as imagens e as palavras, em língua inglesa, que narram o filme. Lockdown Porto recebeu o 1.º lugar na categoria “Places in History”, o 1.º lugar na categoria “Best Portuguese Film”, e o 3.º lugar na categoria “Timelapse”.
Assiste aqui ao filme na integra:
Paulo Ferreira já tinha visto, em agosto, o seu documentário curto This is Our Time, realizado na Islândia, ser premiado com um “Award of Excellence”, na categoria “Best Documentary Short”, no festival internacional de cinema Vegas Movie Awards, em Las Vegas.
Paulo Ferreira, produtor e realizador de vídeo e fotógrafo de natureza, natural e residente em Gondomar, tem dedicado uma parte da sua vida a realizar documentários curtos ao redor do mundo. Procura uma forma de fazer chegar ás pessoas, a mensagem de que é necessário preservar os poucos espaços naturais que possuímos na nossa casa, o Planeta Terra.
Viu já o seu trabalho distinguido a nível nacional e internacionalmente, por mais de duas dezenas de vezes. Refere em especial, os dois “Óscares do cinema independente”, no festival internacional de cinema independente, “Hollywood International Independent Documentary Awards” em Los Angeles, nas categorias de melhor documentário e melhor fotógrafo na técnica de “timelapse”, um “Golfinho” de prata no festival “Cannes Corporate Media & TV Awards”, na categoria Nature, Environment & Ecology e internamente nos festivais “Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival” e no “Festival Internacional de Cinema de Turismo Art&Tur”, prémios que colocam a sua carreira enquanto realizador, num patamar de excelência a nível mundial e único a nível nacional.
Lockdown Porto