documentos históricos da cidade do Porto

Arquivo Municipal do Porto

Com mais de 120 mil documentos disponíveis online, este arquivo conserva a documentação produzida pela autarquia portuense desde a Idade Média, bem como diversos arquivos de ordem particular e colecções.

Arquivo Municipal do Porto
Construção do edifício da Câmara Municipal do Porto -Alvão

O Arquivo Municipal online oferece de forma gratuita e universal o acesso a cerca de 120.274 descrições arquivísticas de documentos de caráter histórico, produzidos pela própria autarquia (o mais antigo do séc. XIII), ou de outras origens, nomeadamente, arquivos pessoais familiares ou de instituições ligadas ao Porto. Mais de 33.039 dessas descrições têm já objetos digitais associados, compostos por mais de 205.572 ficheiros de imagem, em formatos TIFF e JPEG 100%.

O Arquivo Municipal disponibiliza online, por exemplo, a “Fotografia aérea da cidade do Porto: 1939-1940”. Trata-se de um documento constituído por 405 fotografias, que resulta do levantamento aerofotogramétrico realizado pela de Sociedade Portuguesa de Levantamentos Aéreos, em 1939.

A importância da sua publicação é evidente para a História da Cartografia da cidade do Porto, pois permite obter um conhecimento da evolução do território, ao mesmo tempo que dá resposta às diferentes necessidades dos utilizadores deste tipo de informação geográfica, uma vez que permite a representação da cidade escala 1:1.000. Serve, por exemplo, para o desenvolvimento de estudos fotogramétricos que constituem, frequentemente, as base de elaboração de mapas topográficos, no planeamento do uso do solo, em trabalhos de arqueologia, em estudos de carácter ambiental, para fins de vigilância e segurança, para projetos de publicidade comercial e/ou artísticos, na produção de filmes entre outros.

arquivo municipal do porto

Um grande acervo com a história da cidade Invicta

O seu acervo inclui numerosas séries manuscritas, pergaminhos, códices iluminados, desenhos, fotografias, etc. Como complemento informativo, dispõe de uma biblioteca auxiliar com cerca de 5000 publicações impressas e, ainda, colecções de postais antigos, gravuras, cartazes, etc., sobre temas portuenses.
Compete-lhe receber, organizar e criar instrumentos de acesso à documentação, criar condições de acessibilidade do público aos documentos e promover a divulgação do seu acervo e de temas de história da cidade.
 
Pode aceder à plataforma do Arquivo Municipal do Porto AQUI.
 
 Fonte: Câmara Municipal do Porto
Museu do Carro Electrico STCP by Miguel Aguiar

Museu do Carro Eléctrico

Massarelos
Museu do Carro Eléctrico – Porto é um museu da da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, detentor de uma coleção de carros eléctricos, atrelados e veículos.
https://www.instagram.com/_miguelaguiar_/
Igreja do Carmo

História & arquitectura

Igreja do Carmo construída na segunda metade do século XVIII, é um dos edifícios mais notáveis do rococó portuense, tanto na arquitetura como na talha que lhe molda o interior.
Museu da Farmácia do Porto

Museu da Farmácia do Porto

História universal
O Museu da Farmácia possui uma colecção que abrange 500 milhões de anos de história universal da saúde e da doença. O espólio reúne objetos de raro valor histórico, artístico, antropológico e científico
Capela das Almas capela santa catarina porto 3

Capela das Almas (Santa Catarina)

Monumentos Históricos

O revestimento da capela é hoje em dia constituído por 15.947 azulejos que cobrem cerca de 360 metros quadrados de parede. 

Museu da Misericórdia do Porto

Rua das Flores
No local encontram-se a Igreja da Misericórdia e a Galeria dos Benfeitores, um exemplar da arquitetura de ferro e vidro da cidade. Construída no século XVI, a igreja passou por reformas significativas no século XVIII.
Muralha-Fernandina pORTO

Muralhas Fernandinas

História & arquitectura
A primitiva ocupação humana do sítio do Porto, sobranceiro à margem direita do rio Douro, remonta ao período final da Idade do Bronze
Fica a par das novidades!

Arquivo Municipal do Porto

Fotografias históricas & Documentos Institucionais

Translate »