No presente momento, LUIS DE MATOS #CONECTADOS é o primeiro espectáculo híbrido onde os espectadores que participam remotamente interagem com a plateia fisicamente presente no teatro, podendo assistir a um espectáculo 100% seguro e destinado a toda a família.
Em LUIS DE MATOS #CONECTADOS a plateia é muito maior do que aquela que caberia no próprio teatro, sendo composta pelos espectadores que assistem presencialmente e por todas as famílias convidadas a assistir a partir de suas casas, permitindo que a magia aconteça no palco, na plateia e em casa, pois em cada compra de bilhetes é oferecido um acesso virtual para a participação remota.
O novo espectáculo de Luis de Matos vai estar nos dias 5 e 6 de Março no Coliseu Porto Ageas. Aproveitamos o momento para realizar algumas perguntas ao Luís de Matos e ficar a saber um pouco mais deste novo espectáculo:
[ACP] Olá Luís, o que é que o público pode esperar deste novo espectáculo?
[LM] “Contemporaneidade e interactividade. Estaremos conectados como nunca! Não se trata de um espectáculo virtual nem tão pouco um a que se assiste via streaming. “Luis de Matos #CONECTADOS” é um espectáculo onde quem assiste no teatro interage com os seus amigos e familiares, que se encontram em suas casas, e os de todos os outros espectadores. É uma experiência que acontece no teatro e em casa de alguém que lhe é querido porque ao efectuar a comprar de bilhetes para o espectáculo receberá, totalmente grátis, por cada dois bilhetes, um acesso virtual de valor semelhante e que poderá oferecer a quem entender. Quando vamos assistir a um espectáculo levamos connosco memórias que jamais esqueceremos e histórias para contar. Imagine poder convidar para assistir, a partir de casa, o mesmo amigo ou familiar a quem iria contar o que aconteceu. Estamos cansados de isolamentos totais e parciais, precisamos interagir entre nós enquanto comunidade.”
Inicialmente este conceito surgiu fruto da contingência mas rapidamente foi alimentado pela ambição de inovar, tentando fazer mais e melhor.”
[ACP] Qual a importancia de manter este tipo de eventos no contexto actual?
[LM] “É mais importante do que nunca! Só a cultura nos pode salvar!
Antes da pandemia andávamos muito ocupados a defender individualismos e auto-determinações… a pandemia recordou-nos a fragilidade da nossa existência e o fato de que só somos integralmente humanos em comunidade.”
[ACP] – O nome do espectáculo (#CONECTADOS) nasce deste contexto em que mais do que nunca é necessário manter a ligação entre artistas e publico ou foi apenas uma feliz coincidência?
[LM] “#CONECTADOS é um hino a isso mesmo!
A ideia surgiu-me no início de Agosto quando fui contratado para fazer dois espectáculos em Espanha, Zamora, que viriam a acontecer em Setembro. Nesse momento achei que o nunca tinha tido tanta expressão o permanente desafio de contemporaneidade que sempre reclamo para o meu trabalho. De que forma poderíamos, sem as quebrar, contrariar as regras das plateias reduzidas. Seria possível executar um tal nível de interacção e dimensão que permitisse partilhar o meu trabalho com uma plateia maior, em dimensão e simbolismo, do que aquela que em condições normais cabia no próprio teatro?
A primeira dificuldade foi a de explicar à empresa entradas.com (a ticketline de Espanha) que precisávamos dos endereços de email das pessoas que comprassem bilhetes e que esses emails serviriam para gerar códigos únicos e pessoais para o acesso virtual dos amigos e familiares que convidassem. A seguir foi comunicar sem confundir. A nossa proposta era tão diferente e inovadora que foi preciso encontrar uma forma simples e eficaz de explicar.
No que respeita ao conteúdo foi muito libertador e desafiante pensar em algo nunca antes experimentado. Essa foi a melhor parte!”
[ACP] Numa carreira longa e de sucesso como a sua, qual a importancia que a cidade do Porto teve na contrução da mesma?
[LM] “Uma importância enorme! Cresci profissionalmente no Porto, com a centenas de programas de televisão que fiz na década de noventa nos estúdios do Monte da Virgem.”
[ACP] Como é que um ilusionista descreveria aquilo a que muitos chamam “a magia do Porto”?
[LM] “É algo que não se explica mas se sente… é emoção, é verdade e é espírito guerreiro!”
[ACP] Obrigado Luís
Video da estreia em Lisboa:
LUIS DE MATOS #CONECTADOS