O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Casa Guerra Junqueiro

GABINETE DE DESENHO

A Casa-Museu Guerra Junqueiro recria o ambiente da casa onde viveu o escritor e apresenta uma das mais notáveis coleções de artes decorativas da cidade do Porto.

Casa-Museu Guerra Junqueiro

Objetos que colecionou ao longo da sua existência e um maravilhoso espólio literário.

A Casa Guerra Junqueiro está situada na Rua de D. Hugo, no Centro Histórico do Porto. Muito próximo da Catedral e do Arqueossítio, este edifício, cujo autor do projeto é desconhecido, constitui um exemplar de arquitetura civil oitocentista e foi mandado construir por Domingos Barbosa, cónego magistral da Sé do Porto.

 

A casa foi adquirida em 1934 pela filha do poeta Guerra Junqueiro e por ela doada à Câmara Municipal do Porto em 1940, juntamente com o espólio artístico do poeta. Inaugurada em 1942, foi requalificada pelo arquiteto Alcino Soutinho, e em 2017 o Museu foi alvo de intervenções pelo arquiteto Camilo Rebelo no integrado no conjunto de trabalhos de modernização e valorização nos museus municipais.

 

estação 10 do Museu da Cidade, reconstitui o ambiente e a disposição original dos objetos na casa onde o poeta Guerra Junqueiro viveu no Porto, expondo coleções de cerâmica, metal, ourivesaria, escultura, mobiliário e têxteis de períodos compreendidos entre os séculos XV e XIX. Com enfoque nas artes decorativas, cada objeto realça um interesse particular quando evoca a sua época e transporta uma genealogia.

 

Além do eixo radial onde se inscreve, o eixo sonoro, comum a todas as estações do MdC, a Casa Guerra Junqueiro é um dos lugares-chave do eixo romantismo, sendo Guerra Junqueiro, o poeta da República, entre a escola romântica e a realista, mas também através de relações menos evidentes com este período da história na relação com a cidade e a contemporaneidade. O GABINETE DE DESENHO, recentemente inaugurado, é um espaço com exposições de periodicidade trimestral que programa artistas de várias gerações dedicados à prática errática ou sistemática do desenho, entendido como modo de projetar e de imaginar.

 

Imagens—Atlas: António Alves (MdC), Fernando Noronha (MdC) e fotos do arquivo da Coleção MdC.

Casa-Museu Guerra Junqueiro 1

Localização, Horários e Preços Casa Guerra Junqueiro

Casa-Museu Guerra Junqueiro

Casa-Museu Guerra Junqueiro

Igreja de São Francisco no Porto

Igreja de São Francisco no Porto

Monumentos Históricos

 A construção iniciou-se no século XIV como parte de um convento Franciscano. É notável pelo seu conjunto de talha dourada barroca do século XVIII
Palácio da Bolsa do Porto

Palácio da Bolsa do Porto

História & arquitectura
Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.
As origens da Livraria Lello remontam a 1881, quando os irmãos José e António Lello abriram, no Porto, um estabelecimento dedicado ao comércio e edição de livros. (…)
Fica a par das novidades!

Casa-Museu Guerra Junqueiro

Museus do Porto

Translate »