O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Casa-Museu Guerra Junqueiro

Monumentos e atrações turísticas

A Casa-Museu Guerra Junqueiro recria o ambiente da casa onde viveu o escritor e apresenta uma das mais notáveis coleções de artes decorativas da cidade do Porto.

Casa-Museu Guerra Junqueiro

Objetos que colecionou ao longo da sua existência e um maravilhoso espólio literário.

Casa-Museu Guerra Junqueiro, ou Casa do Dr. Domingos Barbosa é um centro cultural construído em memória do famoso poeta e escritor Guerra Junqueiro.

Nascido a 1850, em Freixo de Espada à Cinta Abílio Manuel Guerra Junqueiro, publicou os seus primeiros versos aos 14 anos, corria o ano de 1864. Faleceu em 1923 com o sonho de uma casa onde pudesse expor todos os objectos que coleccionou ao longo da sua existência e um maravilhoso espólio literário.

Essas coleções incluem artes decorativas, nacionais e estrangeiras, da cidade, mobiliário, ourivesaria, torêutica, têxteis, arte sacra, faiança de Viana do Castelo, pratos de Nuremberga – que abrangem períodos compreendidos entre o século XV e XIX.

O palacete, datado de 1730 e atribuído a Nicolau Nasoni e foi doado em 1940 pela família do escritor à Câmara Municipal da cidade, juntamente com o espólio do poeta, com a condição que lá fossem expostas todas as peças que tinham sido reunidas em várias viagens que o escritor fez.

Casa-Museu Guerra Junqueiro
Cafetaria - Casa-Museu Guerra Junqueiro

Localização, Horários e Preços

Horário:

De terça a sábado, das 10:00 às 17:30 e domingos, das 10:00 às 12:30 horas.
Às segundas e feriados: fechado.

Preço:

Adultos: 2,20.
Porto Card: entrada gratuita.
Sábados e domingos: entrada gratuita.

Transporte

Metro: São Bento, linha D.

Locais próximos

Catedral da Sé do Porto (105 m)Igreja São Lourenço dos Grilos (178 m)Casa do Infante (375 m)Palácio da Bolsa (378 m) 

Casa-Museu Guerra Junqueiro

Casa-Museu Guerra Junqueiro

Igreja de São Francisco no Porto

Igreja de São Francisco no Porto

Monumentos Históricos

 A construção iniciou-se no século XIV como parte de um convento Franciscano. É notável pelo seu conjunto de talha dourada barroca do século XVIII
Palácio da Bolsa do Porto

Palácio da Bolsa do Porto

História & arquitectura
Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.
As origens da Livraria Lello remontam a 1881, quando os irmãos José e António Lello abriram, no Porto, um estabelecimento dedicado ao comércio e edição de livros. (…)
Fica a par das novidades!