Divulgação de Eventos Culturais no Porto

Casa do Infante no Porto - Museu

Monumentos e atrações turísticas

A Casa do Infante, ou Casa da Rua da Alfândega Velha é um museu e um dos edifícios mais antigos da cidade do Porto

Construída originariamente no ano 1325, a Casa do Infante ganhou esse nome por ter sido o local do nascimento de Henrique o Navegante, uma das figuras mais importantes do início da Era dos Descobrimentos.

a década de 1990 foram feitas profundas escavações arqueológicas, cujos resultados, juntamente com o estudo documental e arquitectónico, permitiram conhecer com pormenor o local. As escavações proporcionaram uma visão mais rica dos edifícios e dos homens que os utilizaram. Para além dos objectos do quotidiano, as cerâmicas, os vidros, os selos da alfandegagem, entre outros objectos, constituem importantes indicadores dos fluxos comerciais que a cidade do Porto foi mantendo ao longo dos séculos.

A pesquisa arqueológica permitiu também a descoberta de vestígios de ocupações anteriores, nesta zona ribeirinha. Foram encontrados importantes testemunhos da ocupação romana, destacando-se os primeiros mosaicos do Baixo Império encontrados no Porto. A musealização destes vestígios, no local onde foram descobertos, foi um elemento essencial do projecto de transformação das instalações. Um circuito de visita museológico ilustra a história do local, desde a ocupação romana, com recurso a aplicações multimédia e a uma maqueta interactiva representando o Porto Medieval. Este núcleo museológico está integrado no Museu da Cidade.

 

Localização, Horário e Preço

Horário

De terça a domingo, das 9:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30 horas.
Segunda: fechado.

Preço

Adultos: 2,20 (inclui sala de exposições temporais).
Cartão Porto Card: entrada gratuita.
Sábados e domingos: entrada gratuita

Lugares próximos

Igreja de São Francisco (105 m) Palácio da Bolsa (124 m)

blank

Casa-Museu do Infante no Porto

Igreja de São Francisco no Porto

Igreja de São Francisco no Porto

Monumentos Históricos

 A construção iniciou-se no século XIV como parte de um convento Franciscano. É notável pelo seu conjunto de talha dourada barroca do século XVIII
Palácio da Bolsa do Porto

Palácio da Bolsa do Porto

História & arquitectura
Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.
As origens da Livraria Lello remontam a 1881, quando os irmãos José e António Lello abriram, no Porto, um estabelecimento dedicado ao comércio e edição de livros. (…)
Fica a par das novidades!