O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Igreja São Lourenço - Grilos

Convento Histórico dos Grilos

A Igreja dos Grilos está classificada como monumento nacional.

igreja s Lourenço dos grilos

contexto Histórico

Igreja São Lourenço popularmente conhecida pela Igreja dos Grilos Construída pelos jesuítas em 1577 em estilo maneirista barroco-jesuítico. 

Igreja e o Convento de São Lourenço foram erguidos com forte oposição da câmara e da população. No entanto, os seguidores de Santo Inácio de Loyola acabaram por conseguir fundar o tão ambicionado colégio com aulas gratuitas, o que conquistou rapidamente um notável êxito.

A oposição da população não era dirigida aos jesuítas, mas ao colégio que pretendiam instituir devido aos privilégios que os cidadãos tinham que impediam a permanência de nobres e fidalgos dentro da cidade, por um período superior a três dias.

O porquê do nome popular " Igreja dos Grilos"

Com a expulsão dos jesuítas em 1759, por ordem do Marquês de Pombal, a igreja foi doada à Universidade de Coimbra até a sua compra pelos Frades Descalços de Santo Agostinho que ali ficaram de 1780 a 1832. Estes frades vieram de Espanha em 1663, instalando-se inicialmente em Lisboa, no sítio do Grilo, onde rapidamente ganharam a simpatia da povoação, ganhando o nome de “frades-grilos”, dando assim o nome a igreja onde estiveram no Porto.

Durante o Cerco do Porto, os frades viram-se obrigados a abandonar o convento, tendo este sido ocupado pelas tropas liberais de D. Pedro. O Batalhão Académico, integrando Almeida Garrett, instalou-se lá. Hoje o conjunto é pertencente ao Seminário Maior que o ocupa desde 1834.

Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Porto

Na porta de madeira à esquerda da igreja, entramos no Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto que apresenta um acervo notável, rico e variado, num espaço dinâmico da vida artística, aberto à comunidade, atento à conservação e comunicação da sua colecção. O outrora chamado “corredor das lousas” é assim, hoje, uma apreciável galeria de escultura religiosa dos séculos XIII-XIX. É justamente no domínio da escultura que o Museu mais se salienta com destaque para a Sala Irene Vilar. Mas a pintura, iluminura, a ourivesaria, paramentaria, alfaias religiosas e a arqueologia estão igualmente representadas com exemplares de excelente qualidade e interesse.

Museu de arte sacre e arqueologia do Porto Masa

Localização | Horário | Preço

Horário

De segunda a sexta-feira: das 10:00 às 18:00 horas.
Sábados: das 10:00 às 12:30 e das 13:30 às 18:00 horas.
Domingos e feriados: fechada.

A última entrada é feita 30 minutos antes do horário de fechamento.

Adultos: 3.
Estudiantes: 1,50.
Crianças menores de 10 anos e pessoas com mobilidade reduzida: acesso gratuito.

Transporte

Autocarros: linhas 20, 23, 35, 82 e 84.

Lugares próximos

Catedral da Sé do Porto (131 m) Palácio da Bolsa (223 m)Casa do Infante (268 m) 

Igreja São Lourenço - Grilos

Igreja de São Francisco no Porto
Igreja de São Francisco no Porto

Monumentos Históricos

 A construção iniciou-se no século XIV como parte de um convento Franciscano. É notável pelo seu conjunto de talha dourada barroca do século XVIII
Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo
Igreja do Carmo
História & arquitectura
Igreja do Carmo construída na segunda metade do século XVIII, é um dos edifícios mais notáveis do rococó portuense, tanto na arquitetura como na talha que lhe molda o interior.
catedral sé do porto
Catedral da Sé do Porto
Monumento Barroco
Construída na parte mais alta da cidade, a Catedral da Sé de Porto é o edifício religioso mais importante do Porto
Fica a par das novidades!

Igreja São Lourenço - Grilos

Igreja dos Grilos

Translate »