Parque Urbano de Gondomar
O projeto, da autoria de um arquiteto de Gondomar premiado internacionalmente, Paulo Merlini, prevê um novo espaço verde com áreas 100% permeáveis, contribuindo desta forma para uma nova estrutura ecológica urbana. Um lago artificial, uma zona de recreio infantil, equipamentos de fitness, parque canino, zona de jogos de mesa e espaços para eventos culturais são alguns dos equipamentos e usos distintos preconizados para o parque.
Estão também contempladas novas acessibilidades, nomeadamente à autoestrada e à futura linha de metro.
O projeto tem um investimento total que ultrapassa os 5 milhões de euros e o arranque da obra está previsto para o final deste ano, estando a sua conclusão estimada para o final de 2021.
Com este novo espaço, o Município eleva para nove o número de parques urbanos da rede concelhia, quatro dos quais na freguesia de São Cosme. A rede inclui também os parques de Ramalde (São Cosme), ribeira da Archeira (São Cosme e Valbom), São Pedro da Cova, Medas, nascente do rio Torto (Baguim do Monte) e Monte Crasto (São Cosme).
20 mil metros quadrados – área total de um espaço central público
800 árvores – prevista a plantação de mais de 800 árvores
1200 m2 – criação de 1200m2 de área pavimentada multifuncional, dividida por três praças articuladas com o espaço urbano adjacente
250 lugares sentados – capacidade do anfiteatro ao ar livre, em pé, a estrutura poderá albergar 750 pessoas
Novo Parque Urbano de Gondomar