O MAIS ANTIGO JARDIM DO PORTO - JARDIM DE S. LÁZARO

O mais antigo jardim do Porto - Jardim de S. Lázaro reza a lenda que com o objetivo de prestar homenagem às mulheres da Invicta.

O mais antigo jardim do PortoJardim de S. Lázaro

Ainda que na toponímia da cidade seja identificado como Jardim Marques de Oliveira, é provável que a maioria das pessoas o conheça por Jardim de S. Lázaro. Foi mandado construir por D. Pedro IV, inaugurado em 1834 é o mais antigo jardim municipal.

Com dois séculos de existência, o tempo parece não passar pelo Jardim de S. Lázaro. Apesar de ter sido objeto de várias intervenções ao longo dos anos, o espaço, com traçado romântico, mantém as caraterísticas originais do desenho de João José Gomes, primeiro jardineiro municipal do Porto.

O Jardim de S. Lázaro foi mandado construir por D. Pedro IV, após o Cerco do Porto, reza a lenda que com o objetivo de prestar homenagem às mulheres da Invicta. Foi o primeiro jardim público da cidade, e foi inaugurado em 1834, no dia de aniversário de D. Maria II, ainda antes de estar terminado – o jardim só ficaria concluído em 1841. A decisão de criar este jardim é contemporânea da constituição da Biblioteca Pública Municipal do Porto

Continua a ser o único jardim no Porto, nos dias de hoje, rodeado por um gradeamento com quatro portões. É apreciado pela sombra das suas grandes magnólias, pelos sons do lago central e pelo colorido das suas camélias. Tem como ex-líbris o coreto, mas também várias estátuas e uma fonte histórica – para ali foi transferido, em 1838, o chafariz inicialmente concebida para a sacristia do Convento de São Domingos, classificado como imóvel de interesse público.

Conta-se que foi junto a este jardim que Camilo Castelo Branco, que viveu próximo daquela zona, recebeu, das mãos do imperador do Brasil, D. Pedro II, a comenda da Ordem da Rosa. Nos primeiros anos, o Passeio Público de São Lázaro, como também era conhecido, tornou-se no local de eleição da sociedade portuense. Contudo, após a inauguração dos Jardins do Palácio de Cristal

 

 

O MAIS ANTIGO JARDIM DO PORTO – JARDIM DE S. LÁZARO

Newsletter

Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)

Tours no Douro

Disfrute de um cruzeiro panorâmico pelo Douro. Visite as Adegas  Navegue pelo rio Douro ao longo da rota dos antigos Barcos Rabelos.
Aqui pode encontrar as melhores casas de fado da cidade. Espectáculos de fado (Segunda a Domingo)
música ao vivo
Onde ouvir Jazz & Blues no Porto
Agenda Cultural do Porto
Eventos no Porto Hoje!
Eventos Nocturnos
O que fazer hoje a Noite no Porto
para miúdos e graúdos
Agenda Infantil do Porto
previous arrow
next arrow
Slider

Agenda Cultural do Porto

O MAIS ANTIGO JARDIM DO PORTO - JARDIM DE S. LÁZARO