O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Mercado do Bom Sucesso no Porto

O Mercado do Bom Sucesso é, conjuntamente com o Mercado do Bolhão, um dos mais importantes mercados municipais do Porto.

Na sequência da construção do Mercado Municipal de Matosinhos, a Câmara Municipal do Porto contratou a empresa ARS Arquitectos, dos Arquitetos Fortunato Cabral, Cunha Leão e Morais Soares, para desenhar um novo mercado municipal para a cidade. O edifício foi projetado em 1949, as obras iniciaram-se em 1951 e a inauguração aconteceu no ano seguinte. O novo edifício seria marcado por uma conceção arquitetónica moderna, com estrutura em betão armado e uma inovadora cobertura abobadada rasgada por grandes envidraçados.

mercado do bom sucesso porto Mercado do Bom Sucesso 1951 (Campos Agrícolas onde foi contruído o atual Shopping Cidade do Porto)

Em 2011 foi classificado Monumento de Interesse Público

O edifício é um belíssimo exemplo da arquitetura moderna. A cobertura foi concebida em abóbada apoiada por terraços seccionados, sendo a iluminação interior garantida pelos amplos lanternis armados com caixilhos de cimento gracifer que a correm totalmente. Foi desenhado com três pisos, de forma a aproveitar o declive natural da área, sendo bordejado com lojas independentes.

 

Durante muitos anos o Mercado Bom Sucesso funcionou como um espaço importante da zona oeste da cidade do Porto, sempre com uma grande azáfama comercial onde se misturavam vozes, cheiros, sabores e movimento. Contudo, com a construção de outras superfícies comerciais na zona e com o próprio crescimento da sociedade e da cidade portuense, a necessidade de ir fazer compras ao mercado foi diminuindo e as bancas foram sendo abandonadas.Assim sendo, tornou-se necessário reabilitar este espaço, pondo a modernidade ao serviço do passado mas preservando o cariz do famoso e vivido mercado da cidade do Porto.

A recuperação arquitetónica, da autoria do gabinete de Arquitetura FA.A Arquitetos, não alterando a arquitetura do edifício, desenvolveram duas novas valências: um hotel de quatro estrelas e escritórios, que convivem com bancas de produtos gastronómicos e variados espaços de refeição.

Neste sentido, o projeto avançou para a opção de criação de um hotel com 85 quartos, de um conjunto de escritórios, uma área comercial de 44 bancas, 23 lojas e um mercado de frescos, no total de 3200 metros quadrados.

Eventos

Todas as semanas, o Mercado Bom Sucesso tem uma oferta cultural imensa. Música, teatro, dança, exposições e workshops fazem parte da conjunto de atividades organizadas para dar vida ao mercado e agradar e envolver os clientes e visitantes. A programação é bastante eclética, procurando chegar a vários escalões, desde os mais novos até aos mais velhos. No que toca à música, a oferta é, maioritariamente, dentro do estilo jazz, mas também soul, nu-soul e lounge. O teatro e a dança têm, normalmente, cariz contemporâneo relacionados, por vezes, com as tradições da cidade e do mercado. Já as exposições e os workshops podem ser dedicados a diferentes temáticas. No segundo caso, a tendência tem sido gastronomia, preparação de bebidas, trabalhos manuais, decoração, entre outros assuntos.

 

Localização

Praça do Bom Sucesso 74-90, 4150-145 Porto

Horário do Mercado do Bom Sucesso

  • Seg – Dom das 10:00 às 23:00    

Contactos

Mercado do Bom sucesso Porto

Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)

Tours no Douro

Disfrute de um cruzeiro panorâmico pelo Douro. Visite as Adegas  Navegue pelo rio Douro ao longo da rota dos antigos Barcos Rabelos.
Aqui pode encontrar as melhores casas de fado da cidade. Espectáculos de fado (Segunda a Domingo)

Mercado do Bom Sucesso Horário

Bom Sucesso no Porto

Translate »