Na sequência da construção do Mercado Municipal de Matosinhos, a Câmara Municipal do Porto contratou a empresa ARS Arquitectos, dos Arquitetos Fortunato Cabral, Cunha Leão e Morais Soares, para desenhar um novo mercado municipal para a cidade. O edifício foi projetado em 1949, as obras iniciaram-se em 1951 e a inauguração aconteceu no ano seguinte. O novo edifício seria marcado por uma conceção arquitetónica moderna, com estrutura em betão armado e uma inovadora cobertura abobadada rasgada por grandes envidraçados.
Mercado do Bom Sucesso 1951 (Campos Agrícolas onde foi contruído o atual Shopping Cidade do Porto)
O edifício é um belíssimo exemplo da arquitetura moderna. A cobertura foi concebida em abóbada apoiada por terraços seccionados, sendo a iluminação interior garantida pelos amplos lanternis armados com caixilhos de cimento gracifer que a correm totalmente. Foi desenhado com três pisos, de forma a aproveitar o declive natural da área, sendo bordejado com lojas independentes.
Durante muitos anos o Mercado Bom Sucesso funcionou como um espaço importante da zona oeste da cidade do Porto, sempre com uma grande azáfama comercial onde se misturavam vozes, cheiros, sabores e movimento. Contudo, com a construção de outras superfícies comerciais na zona e com o próprio crescimento da sociedade e da cidade portuense, a necessidade de ir fazer compras ao mercado foi diminuindo e as bancas foram sendo abandonadas.Assim sendo, tornou-se necessário reabilitar este espaço, pondo a modernidade ao serviço do passado mas preservando o cariz do famoso e vivido mercado da cidade do Porto.
A recuperação arquitetónica, da autoria do gabinete de Arquitetura FA.A Arquitetos, não alterando a arquitetura do edifício, desenvolveram duas novas valências: um hotel de quatro estrelas e escritórios, que convivem com bancas de produtos gastronómicos e variados espaços de refeição.
Neste sentido, o projeto avançou para a opção de criação de um hotel com 85 quartos, de um conjunto de escritórios, uma área comercial de 44 bancas, 23 lojas e um mercado de frescos, no total de 3200 metros quadrados.
Todas as semanas, o Mercado Bom Sucesso tem uma oferta cultural imensa. Música, teatro, dança, exposições e workshops fazem parte da conjunto de atividades organizadas para dar vida ao mercado e agradar e envolver os clientes e visitantes. A programação é bastante eclética, procurando chegar a vários escalões, desde os mais novos até aos mais velhos. No que toca à música, a oferta é, maioritariamente, dentro do estilo jazz, mas também soul, nu-soul e lounge. O teatro e a dança têm, normalmente, cariz contemporâneo relacionados, por vezes, com as tradições da cidade e do mercado. Já as exposições e os workshops podem ser dedicados a diferentes temáticas. No segundo caso, a tendência tem sido gastronomia, preparação de bebidas, trabalhos manuais, decoração, entre outros assuntos.