O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Igreja do Carmo (Porto)

Monumento Nacional de estilo Barroco-Rococó

Foi classificada como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013, em conjunto com a Igreja dos Carmelitas adjacente.

Igreja do Carmo construída na segunda metade do século XVIII, é um dos edifícios mais notáveis do rococó portuense, tanto na arquitectura como na talha que lhe molda o interior.

A sua fachada lateral foi coberta em 1912 com um painel de azulejos, onde estão pintados desenhos da autoria de Silvestre Silvestri. São composições figurativas alusivas ao culto de Nossa Senhora. Edifício classificado como monumento nacional.

Representa nos seus altares a arte secular religiosa. Desconhecida pelos habitantes do Porto até há pouco tempo, a misteriosa Casa Escondida, a casa mais estreita da cidade, revela-nos actualmente alguns segredos que por lá ficaram ao longo dos séculos. As Catacumbas expõem uma mostra única das Pratas da Ordem do Carmo, que glorificam a prataria portuguesa. A Sacristia, onde são guardados os paramentos sacerdotais e as alfaias litúrgicas, a sua decoração é como que uma extensão da Igreja.

Foi abrindo pouco a pouco novos espaços do seu recheio, estando hoje em dia disponível a visita ao Circuito Turístico da Ordem do Carmo. Por uma pequena quantia (3,5 euros) realiza-se através da Casa Escondida uma visita à Casa, Igreja, Catacumbas (de pequenas dimensões), Salão Nobre, Sala dos Paramentos e Sacristia, permitindo um vislumbre ao rico património móvel e imóvel da Ordem, que inclui pinturas, esculturas, vestes litúrgicas e relíquias. Parte do bilhete apoia o restauro de bens patrimoniais da Ordem. 

um dos edifícios mais notáveis do rococó portuense

Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo

Localização | Horário das missas

 
Igreja do Carmo (Porto)

Igreja do Carmo - Porto

Locais Próximos de interesse:

Museu Nacional de Soares dos Reis

Museu Nacional de Soares dos Reis

História & Museus
O Museu Nacional de Soares dos Reis é o primeiro museu público de arte do país, tendo sido fundado em 1833 sob a égide do liberalismo
catedral sé do porto

Catedral da Sé do Porto

Monumento Barroco

Construída na parte mais alta da cidade, a Catedral da Sé de Porto é o edifício religioso mais importante do Porto
https://www.instagram.com/_miguelaguiar_/

Estação de São Bento

História & arquitectura

A primeira pedra foi lançada em 1900 pelo rei D. Carlos I, no local onde antes se encontrava o antigo convento de S. Bento de Avé Maria.
Igreja de São Francisco no Porto

Igreja de São Francisco no Porto

Monumentos Históricos

 A construção iniciou-se no século XIV como parte de um convento Franciscano. É notável pelo seu conjunto de talha dourada barroca do século XVIII
Palácio da Bolsa do Porto

Palácio da Bolsa do Porto

História & arquitectura
Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.
A mais bela livraria do Mundo
As origens da Livraria Lello remontam a 1881, quando os irmãos José e António Lello abriram, no Porto, um estabelecimento dedicado ao comércio e edição de livros. (…)
Fica a par das novidades!

Igreja do Carmo (Porto)

Missas | Preço | Horário

Translate »