O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Estação de São Bento Porto

Uma das estações mais belas do Mundo

A estação de São Bento está localizada no Centro Histórico do Porto afirmou-se como um dos principais monumentos na cidade

Estação de São Bento Porto

A primeira pedra foi lançada em 1900 pelo rei D. Carlos I, no local onde antes se encontrava o antigo convento de S. Bento de Avé Maria. O projeto inicial foi do arquiteto Marques da Silva, denotando no seu traço exterior influências da arquitetura que se praticava em França na época.

É notável e merece ser visitado o interior do amplo átrio, forrado com vinte mil azulejos pictóricos da autoria de Jorge Colaço, que representam sugestivos quadros históricos e etnográficos.

O friso colorido que se encontra a toda a volta do átrio conta a história dos meios de transporte por ordem cronológica, dos primórdios até ao aparecimento do comboio. Por baixo, grandes painéis historiados representam cenas da História de Portugal.

https://www.instagram.com/_miguelaguiar_/

Estação de S. bento - História | Azulejos | Arquitectura

O átrio principal da estação está revestido de azulejos de temática histórica. Cobrindo uma superfície de cerca de 551 metros quadrados, representam, principalmente, cenas passadas no Norte do país, estando retratados, entre outros aspectos, o Torneio de Arcos de Valdevez (painel Batalha de Arcos de Valdevez), a apresentação de Egas Moniz com os filhos ao Rei Afonso VII de Leão e Castela, no Século XII, a entrada de D. João I e de D. Filipa de Lencastre no Porto (painel Entrada de João I no Porto), em 1387, a Conquista de Ceuta, em 1415, e a vida tradicional campestre (painéis Vistas e Cenas Rurais); um friso colorido (História dos Transportes) dedica-se à evolução dos transportes em Portugal, concluindo com a inauguração dos caminhos de ferro. Foram produzidos na Fábrica de Sacavém e instalados entre 1905 e 1906 pelo artista Jorge Colaço, que, nessa altura, se afirmava como o mais popular azulejador em Portugal. Os azulejos apresentam um estilo típico da Arte Nova, utilizando cores muito claras, conhecidas como cores-pastel.

Além dos azulejos, outros aspectos a destacar na estação são a cobertura sobre as vias e a monumental fachada, que, como a maior parte das obras de Marques da Silva na cidade do Porto, apresenta uma forte influência francesa, que se verificou especialmente nas torres laterais, com um estilo típico da Escola de Fontainebleau, oscilando entre a Arquitetura renascentista e a Belle Époque.

Localização e Horários da Estação de S. bento

Horário das bilheteiras

    • Restantes operações (Emissão ou Renovação de cartões de Assinatura (exceto Social+), troca de cartões avariados…)
      • segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00
      • sábados, das 9h00 às 12h30
      • domingos e feriados oficiais, encerrado
  • Internacional: diariamente, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30
  • Merchandising: diariamente, das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30

Gabinete de Apoio ao Cliente:

  • Horário: diariamente, das 9h00 às 18h00
  • Entrega de objetos perdidos: diariamente, das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30

Horário de funcionamento da bilheteira sujeito a alterações, por favor consulte a Linha de Atendimento (707 210 220).

Estação de São Bento Porto

Estação de Campanhã
Interface das linhas do Norte e Minho situada na freguesia de Campanhã, e que serve a cidade do Porto
Palácio da Bolsa do Porto
Palácio da Bolsa do Porto
História & arquitectura
Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.
A mais bela livraria do Mundo
As origens da Livraria Lello remontam a 1881, quando os irmãos José e António Lello abriram, no Porto, um estabelecimento dedicado ao comércio e edição de livros. (…)
Fica a par das novidades!

Estação de São Bento Porto

Estação de Comboio mais bela do Mundo

Translate »