Igreja de Santa Clara no Porto
Templo católico na freguesia da Sé
Constitui uma das principais igrejas portuenses forradas a ouro, com talha de efeito espectacular com extraordinária harmonia
![Igreja de Santa Clara Porto](https://agendaculturalporto.org/wp-content/uploads/2021/11/Igreja-de-Santa-Clara-7-by-Miguel-Aguiar-1024x681.jpg)
Mosteiro de Santa Clara / Igreja de Santa Clara
Construída ao lado do mais visível lanço das Muralhas Fernandinas, a Igreja de Santa Clara ficou concluída em 1457, assim com o mosteiro com o qual fazia conjunto. Tal deveu-se a um pedido das freiras franciscanas clarissas que pretendiam substituir o mosteiro anterior, do século XIII muito grande
Com a supressão de vários mosteiros mais pequenos nas diversas localidades entre o século XV e o século XVI, as freiras foram-se agregando em Santa Clara levando para lá as suas rendas, sendo uma delas uma portagem por todas as mercadorias que passavam pelo Rio Douro.
No finais do século XIX, com a morte da última freira, o mosteiro foi extinto o que causou alguma degradação do edifício. Posteriormente, património do estado, e feitas as obras necessárias foi adaptado para Centro de Saúde e outras instituições.
A entrada da igreja é feita através de uma porta barroca, datada de 1697 e reformulada no século XVIII, com elementos renascentistas como colunas salomónicas e capitéis coríntios. No interior podemos vislumbrar toda a magnificência desta igreja, toda coberta por talha dourada da primeira metade do século XVIII.
![Igreja de Santa Clara por Miguel Aguiar](https://agendaculturalporto.org/wp-content/uploads/2021/11/Igreja-de-Santa-Clara-3-by-Miguel-Aguiar-1024x681.jpg)
A obra de conservação e restauro deste imóvel, classificado como Monumento Nacional desde 1910, implicou um investimento global de mais de 2,5 milhões de euros. A cerimónia de inauguração vai contar com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.
A Operação “Igreja de Santa Clara do Porto” teve início em 2016 e termina agora com a recuperação deste lugar de relevo na cidade, referência do barroco nacional e um dos maiores exemplares da talha dourada em Portugal, possibilitando, simultaneamente, uma melhoria das condições de receção do visitante.
Nos últimos cinco anos os trabalhos de reabilitação incidiram sobre o sistema construtivo e estrutural do edifício; a remodelação das infraestruturas elétricas, de telecomunicações e de segurança; a redução de barreiras arquitetónicas e a criação de condições de visita.
Também o património integrado foi alvo de uma intervenção profunda. Cerca de uma centena de trabalhadores da área da conservação e restauro, de diferentes especialidades, integraram a intervenção de todo o espólio artístico do imóvel, englobando a talha dourada e policromada, a escultura, a pintura de cavalete, a pintura mural, a pedra, o azulejo, os metais e o património organístico.
A intervenção foi acompanhada por uma ampla investigação histórica que incluiu o todo do agora extinto e fragmentado Convento de Santa Clara do Porto, do qual sobreviveu a igreja (hoje igreja paroquial), o claustro (hoje integrado na sede do Comando Metropolitano da PSP) e a cerca (incluindo o troço mais bem conservado da muralha medieval do Porto, classificado como Monumento Nacional).
A intervenção proporcionou uma oportunidade irrepetível de observação direta e interpretação do edificado e respetivo património, incluindo a descoberta de elementos até então desconhecidos, como várias pinturas sobre madeira, datadas do séc. XVII, que ilustram santos, nomeadamente Santa Clara; uma lápide em granito datada de 1645, que informa sobre a obrigatoriedade de as religiosas do convento dizerem missa diária pela alma do abade de Vandoma, ali sepultado; ou, sob os elementos de talha setecentista, as pinturas de anjos alados, correspondentes a uma anterior campanha decorativa do espaço.
A Igreja de Santa Clara abrirá ao público às 14h00 de sexta-feira, dia 22 de outubro 2021
![Igreja de Santa Clara Porto](https://agendaculturalporto.org/wp-content/uploads/2021/11/Igreja-de-Santa-Clara-5-by-Miguel-Aguiar-1-1024x681.jpg)
Localização | Horários | Preços
Horário (sujeito a alterações devido a cerimonias religiosas):
Aberta todos os dias:
09:00–13:00, 14:00–18:00
Bilhete: 4€
Bilhete Infantil (até 10 anos): Gratuito
Locais próximos
Catedral da Sé do Porto , Igreja São Lourenço dos Grilos, Casa do Infante , Palácio da Bolsa
![Igreja de Santa Clara Porto por Miguel Aguiar](https://agendaculturalporto.org/wp-content/uploads/2021/11/Igreja-de-Santa-Clara-by-Miguel-Aguiar-795x1024.jpg)
Fotografias: Miguel Aguiar
Igreja de Santa Clara no Porto
![Igreja de São Francisco no Porto Igreja de São Francisco no Porto](https://agendaculturalporto.org/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Sao-Francisco_Interior3-pfkp2aqmmnoobq6p2kf022cogbow9mb77pdkt63vh4.jpg)
As Igrejas e Catedrais mais bonitas do Porto
Monumentos Históricos
Descubra as igrejas e catedrais mais importantes da cidade do Porto.
![Paço Episcopal do Porto Paço Episcopal do Porto](https://agendaculturalporto.org/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Paco-Episcopal-do-Porto-pfkrvpjrz6icx6vowehz2h2zovuiq0wntn7grvqs60.jpg)
Paço Episcopal do Porto
História & arquitectura
Situado em local privilegiado, junto à Sé do Porto, o Paço do Bispo é, pela sua escala arquitetónica, conceção e riqueza ornamental, o primeiro verdadeiro palácio do Porto, e é um dos exemplares mais significativos da arquitetura tardo-barroca em Portugal.
![Capela santa catarina by Miguel Aguiar Capela santa catarina by Miguel Aguiar](https://agendaculturalporto.org/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Capela-santa-catarina-by-Miguel-Aguiar-scaled-e1633273844739-pgi1vaucmaxj4rnb21hq0vkn7ffsolgezeiypo189k.jpg)