O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Fonoteca Municipal do Porto

Abre em setembro a fonoteca municipal do porto

Com uma coleção de 35 mil discos de vinil, a Fonoteca Municipal de Vinil da Câmara do Porto está concluída e tem inauguração marcada para finais de setembro. O complexo, integrado na Plataforma Campanhã será um espaço dedicado à apreciação musical e à indústria da música e do audiovisual.

Fotos de Filipa Brito

O acervo do arquivo sonoro municipal, integrado no projeto, é composto por uma coleção de 35 mil fonogramas em formato de vinil, que resulta de duas doações feitas ao município pela RDP e pela Rádio Renascença, no ano de 2008.
 
Segundo Guilherme Blanc, este pretende ser um “espaço de apreciação musical” e de “fruição deste património” que, em breve, “fará parte de um projeto público de apreciação e de fruição musical”, onde “as pessoas podem vir, conhecer, aprender música e o património musical português e internacional”.
 
O projeto municipal encontra-se inserido na Plataforma Campanhã que tem a sua génese nos estúdios de gravação Arda Recorders, empresa criada a partir dos Estúdios Sá da Bandeira e que ganha agora novos contornos com a conclusão deste projeto apresentado à autarquia em 2017.
 
A Fonoteca Municipal encontra-se assim inserida num complexo que dispõe de apoio de estúdios de gravação e de pós-produção de áudio que, segundo João Brandão, da Arda Recorders, dá-lhes a possibilidade de “conseguir digitalizar, restaurar ou preservar melhor certos fonogramas que serão provavelmente únicos” e que se encontram no acervo do município.
 
Veja a reportagem à Porto.:

Além do acervo municipal de discos de vinil e dos estúdios de gravação, o complexo dispõe ainda de câmara de eco, espaços para realização de voz off, finalizações musicais, restauro de suportes (como fitas magnéticas e outros), zonas de lazer, valências pedagógicas e ainda escritórios de várias empresas de setores ligados à música que ali se vão instalar.

 

A história do vinil

Na década de 40, as principais editoras americanas – a Columbia Records e a Victor RCA – começaram a trabalhar em novos formatos para o disco, que pudessem ter maior capacidade de gravação e melhor qualidade de som, nomeadamente com um novo material plástico à base de vinil que levaria à utilização do nome que usamos agora.

Em 1948, a Columbia introduziu o formato LP (long play) com a velocidade de 33 e 1/3 rotações por minuto, um diâmetro de 12 polegadas, que conseguia albergar 45min de som entre os dois lados do disco, o que era uma incrível melhoria comparado com os discos de goma-laca. Esta melhoria deu origem à era dos álbuns, onde os músicos podiam tocar por quanto tempo quisessem e ordenar as músicas como quisessem, levando a que este formato se tornasse bastante popular.

Em 1949, a Victor RCA introduziu o EP (extended play), um disco com 45 rotações por minuto, diâmetro de 7 polegadas, que ofereciam 15 minutos de som entre os dois lados. Apesar de não ter a capacidade do LP, tornou-se o formato standard para um single que continuou a ser um formato popular apesar da invenção do álbum. Assim, nos anos seguintes, o vinil foi o formato dominador para grande parte dos artistas e bandas que hoje são tidos como referências da música.

Curiosidades acerca do Vinil

• O material vinil começou a ser usado para produzir os discos porque a goma-laca que era anteriormente utilizada na sua produção, foi necessária para produzir diferentes ferramentas essenciais para a 2º Guerra Mundial, tendo por isso de ser substituída.

• Golden Records, são dois discos vinil a bordo do Voyager 1 e do Voyager 2 que já se encontram a 20 mil milhões de quilómetros de distância da Terra e que incluem seleções musicais de diferentes culturas e eras, para que “aliens” possam conhecer.

• Qual o disco vinil mais caro de sempre? Pertence aos Wu-Tang Clan e ao seu álbum Once Upon a Time in Shaolin, cuja única cópia existente no mundo inteiro foi comprada por Martin Shkreli por 2 milhões de dólares, agora condenado e que viu o disco ser confiscado pelas autoridades americanas.

• Dados demonstram que o vinil poderá ultrapassar os CDs em vendas num futuro próximo. Nos EUA, em 2018, enquanto as vendas de CDs desceram 42%, as de vinil cresceram 12%.

Fonoteca Municipal do Porto

Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)

Tours no Douro

Disfrute de um cruzeiro panorâmico pelo Douro. Visite as Adegas  Navegue pelo rio Douro ao longo da rota dos antigos Barcos Rabelos.
Aqui pode encontrar as melhores casas de fado da cidade. Espectáculos de fado (Segunda a Domingo)
O que fazer hoje a Noite no Porto…Os melhores bares, Discotecas, festas temáticas, Agenda Lgbt Porto e muito mais…
Rui Pina retrata a monarquia e a plebe da Invicta. Como um antropólogo do contemporâneo consegue captar as essências, as armaduras, os anseios, os perfumes, as dores e as angustias (…)
10 ebooks e 13 sites onde pode descarregar milhares de livros gratuitamente.

Agenda Cultural do Porto

Fonoteca Municipal do Porto

Translate »