O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Monet e Leonardo da Vinci - Alfandega do Porto

Michelangelo e Leonardo Da Vinci na Alfândega

Michelangelo & Leonardo Da Vinci na Alfandega

 

A Immersivus Gallery, do atelier OCUBO na Alfândega do Porto, vai estrear um novo espetáculo de videomapping, sobre os artistas renascentistas Michelangelo e Leonardo Da Vinci.

O espetáculo Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci estreia dia 16 de abril e  vai permanecer em exibição até ao dia 24 de novembro, com cinco sessões diárias de terça-feira a domingo (11h, 13h, 15h, 17h, 19h). “Caso o Governo decida prolongar as medidas de confinamento durante o fim de semana, o espetáculo contará apenas com uma sessão, às 11h00, aos sábados e domingos”.

Depois de dar vida bidimensional aos génios da pintura Monet e Klimt, em Lisboa e no Porto, o atelier OCUBO estreia agora um novo espetáculo multimédia, semelhante aos que já exibiu aos espetadores, sobre os artistas renascentistas Michelangelo e Leonardo Da Vinci.

A narrativa de Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci – assim se chama o espetáculo – começa pelo legado de Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, (1475-1564), desde os primórdios da sua atividade criativa, até às influências da pintura, escultura e arquitetura que o marcaram, descreve OCUBO em comunicado sobre o evento.

“Nesta paleta digital são exibidas várias das suas obras icónicas, como a mão do fresco de A Criação de Adão (1511) ou as esculturas de David (1501), de Baco (1596) e de Pietà (1498). Constam, também, referências ao conjunto de pinturas que figuram no Teto da Capela Sistina (1508-1512), onde é possível observar O Dilúvio e O Julgamento Final”.

 

Bilhetes disponíveis aqui

 

(Fotografia: DOCUBO).

Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci” é uma viagem abstrata inspirada na criação artística de dois grandes artistas renascentistas : Da Vinci (Leonardo di Ser Piero da Vinci, 1452-1519) e Michelangelo (Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, 1475-1564).

A viagem começa pelo legado do artista Michelangelo, conhecido como o Divino. Abordamos a sua obra desde a sua génese até às suas influências nas diversas vertentes artísticas – pintura, escultura e arquitetura.

Como se fosse designado por Deus para o concretizar, Michelangelo dá forma a várias obras icónicas. No espetáculo revisitamos a mão do fresco d’A Criação de Adão (fresco, 1511), a escultura de David (1501) e de Baco (1596), o guerreiro que enfrentou Golias. Há também referências à mitologia romana e referências bíblicas com as obras Pietà (escultura, 1498) e no conjunto de pinturas no Teto da Capela Sistina (1508-1512) onde é possível observar “O Dilúvio” e “O Julgamento Final”. A viagem termina no ponto de partida:  n’A Criação de Adão.

Segue-se a próxima etapa da viagem, onde contemplamos a mente do inquieto génio Leonardo Da Vinci, num espetáculo visual através dos seus escritos, pesquisas, invenções e estudos, até às suas principais obras, como  Homem Vitruviano (1490), as pinturas da Última Ceia (1495-98) e a Mona Lisa (1503-06).

No espaço da Immersivus Gallery continuam a decorrer, em sessões alternadas, os projetos Porto Legends – The Underground Experience e Impressive Monet & Brilliant Klimt.

Michelangelo & Leonardo Da Vinci na Alfandega

Data

16 Abr 2021 - 06 Abr 2022
Desde

Hora

10:00 - 16:00
Alfândega do Porto

Localização

Alfândega do Porto
R. Nova da Alfândega, 4050-430 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-alfandega-do-porto/
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »