Elias Lazaroni
Elias Lazaroni
Elias Lazaroni é um artista que a cidade do Porto roubou ao Rio de Janeiro.
O pincel do carioca é extravagante quebrando padrões estéticos e morais. Desde a antiguidade que várias culturas utilizam o cunho sexual na sua arte mas até hoje a “Origem do Mundo”(1866) de Gustave Coubert causa escândalos e é bloqueada no Facebook. Digamos que Lazaroni é um artista que a sua “origem do mundo” faz depilação brasileira e que as demais redes puritanas não querem por perto. Polémicas a parte a esquizofrenia criativa de Elias não só pinta genitais como também intestinos, super heróis ou um retrato do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que foi integrar a coleção particular do próprio.
Tanto usa óleo sobre a tela bem como uma esferográfica BIC para desenhar surpreendentemente em azulejos, mármore ou metal. O seu trabalho encontra-se espalhado pelo mundo, compartilhando as mesmas paredes e espaços que Picasso, Goya, Degas,…e muitos outros.
Eventualmente se não o encontrarem pelas ruas do Porto sempre podem visitar o artista aqui.
Texto: M.A.

galERIA
Alguns trabalhos de Elias Lazaroni (+18)















Maria Beatitude
Pintura
Não sabe se foram as histórias que queria contar, a necessidade do uso do traço e da cor, ou o desejo de criar algo que não tinha…

Rui Pina aka Expeão
Fotografia de Rua
Rui Pina retrata a monarquia e a plebe da Invicta. Como um antropólogo do contemporâneo consegue captar as essências, as armaduras, os anseios, os perfumes, as dores e as angustias (…)

Hazul Luzah
Street Art Porto
Hazul (1981), artista autodidata, tem o Porto como berço e as suas velhas ruas como cenário de crescimento artístico.

Fundação de Serralves
Jardim & Museu
A combinação perfeita entre arte e natureza. Serralves é um polo de referência e um centro de conhecimento, em Portugal e no Mundo, nos domínios da Arte Contemporânea, Arquitetura, Paisagem e temas críticos para a sociedade e seu futuro,

Centro Português de Fotografia (CPF)
Património fotográfico do Porto
O Centro Português de Fotografia está localizado na antiga prisão do Porto e hoje em dia abriga uma grande parte do património fotográfico do país.
