Centro Português de Fotografia - CPF

Patrimônio fotográfico do Porto

O Centro Português de Fotografia CPF está localizado na antiga prisão do Porto e conta com uma magnifica coleção de máquinas do século passado.

Centro Português de Fotografia cpf

O Centro Português de Fotografia está localizado na antiga prisão do Porto e hoje em dia abriga uma grande parte do patrimônio fotográfico do país. Durante a visita,  poderá encontrar antigas máquinas fotograficas instantâneas nacionais e internacionais com mais de 100 anos.

Foi criado em 1997 e atualmente é um dos centros de preservação fotográfica mais importante de Portugal.

 

A antiga Prisão

A construção data do século XVIII e funcionou como tribunal de justiça e prisão da cidade. Além disso, abrigou presos até os anos 70, quando o ditador António de Oliveira Salazar foi derrotado após o 25 de Abril de 74. 

Hoje em dia, o edifício da prisão permite que o visitante tenha várias experiências, já que intercala suas exposições temporais e permanentes com diferentes celas e inclusive antigas salas de castigo para os presos

Museu da fotografia

O atual museu da fotografia é um espaço dedicado à arte de captar imagens desde o surgimento das primeiras máquinas fotográficas até os nossos dias atuais. 

Conta com uma exposição permanente e outras temporais de diferentes âmbitos e temáticas que mostram a história da fotografia portuguesa e internacional.

No primeiro andar do edifício podemos encontrar as exposições temporais, no segundo as fotografias organizadas por temáticas e no terceiro a impressionante exposição de máquinas fotográficas, sem dúvida o ponto forte do museu. 

Muitos dos espaços foram reformados recentemente pelo ministério de cultura e hoje em dia é um dos museus mais interessantes da cidade do Porto. 

Centro Português de Fotografia cpf

Localização | Horário | Preço

Preço:  Gratuito

Centro Português de Fotografia cpf

Centro Português de Fotografia - CPF

artigos relacionados:

O porto de Artur Pastor

O Porto de Artur Pastor

Fotografia

Ribeira do Porto década de 50 / 60 por Artur Pastor.
 
Rui Pina fotografia
Rui Pina aka Expeão
Fotografia de Rua
Rui Pina retrata a monarquia e a plebe da Invicta. Como um antropólogo do contemporâneo consegue captar as essências, as armaduras, os anseios, os perfumes, as dores e as angustias (…)
Praça Almeida Garrett, Porto ©JOÃO CABRAL
O Porto pela lente de João Cabral

Fotografia de Rua

Uma extensa obra de imagens intemporais que se dissolvem com a intensa melancolia do nevoeiro que paira no Porto.
Fica a par das novidades!

Centro Português de Fotografia - CPF

Museu da Fotografia do Porto