O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

#CONECTADOS

Novo Espectáculo de Luís de Matos

"Estaremos conectados como nunca"

No presente momento, LUIS DE MATOS #CONECTADOS é o primeiro espectáculo híbrido onde os espectadores que participam remotamente interagem com a plateia fisicamente presente no teatro, podendo assistir a um espectáculo 100% seguro e destinado a toda a família.

Em LUIS DE MATOS #CONECTADOS a plateia é muito maior do que aquela que caberia no próprio teatro, sendo composta pelos espectadores que assistem presencialmente e por todas as famílias convidadas a assistir a partir de suas casas, permitindo que a magia aconteça no palco, na plateia e em casa, pois em cada compra de bilhetes é oferecido um acesso virtual para a participação remota.


O novo espectáculo de Luis de Matos vai estar nos dias 5 e 6 de Março no Coliseu Porto Ageas. Aproveitamos o momento para realizar algumas perguntas ao Luís de Matos e ficar a saber um pouco mais deste novo espectáculo:

[ACP] Olá Luís, o que é que o público pode esperar deste novo espectáculo?

[LM] “Contemporaneidade e interactividade. Estaremos conectados como nunca! Não se trata de um espectáculo virtual nem tão pouco um a que se assiste via streaming. “Luis de Matos #CONECTADOS” é um espectáculo onde quem assiste no teatro interage com os seus amigos e familiares, que se encontram em suas casas, e os de todos os outros espectadores. É uma experiência que acontece no teatro e em casa de alguém que lhe é querido porque ao efectuar a comprar de bilhetes para o espectáculo receberá, totalmente grátis, por cada dois bilhetes, um acesso virtual de valor semelhante e que poderá oferecer a quem entender. Quando vamos assistir a um espectáculo levamos connosco memórias que jamais esqueceremos e histórias para contar. Imagine poder convidar para assistir, a partir de casa, o mesmo amigo ou familiar a quem iria contar o que aconteceu. Estamos cansados de isolamentos totais e parciais, precisamos interagir entre nós enquanto comunidade.”

Inicialmente este conceito surgiu fruto da contingência mas rapidamente foi alimentado pela ambição de inovar, tentando fazer mais e melhor.”

[ACP] Qual a importancia de manter este tipo de eventos no contexto actual?

[LM] “É mais importante do que nunca! Só a cultura nos pode salvar!

Antes da pandemia andávamos muito ocupados a defender individualismos e auto-determinações… a pandemia recordou-nos a fragilidade da nossa existência e o fato de que só somos integralmente humanos em comunidade.”

[ACP] – O nome do espectáculo (#CONECTADOS) nasce deste contexto em que mais do que nunca é necessário manter a ligação entre artistas e publico ou foi apenas uma feliz coincidência?

[LM] “#CONECTADOS é um hino a isso mesmo!

A ideia surgiu-me no início de Agosto quando fui contratado para fazer dois espectáculos em Espanha, Zamora, que viriam a acontecer em Setembro. Nesse momento achei que o nunca tinha tido tanta expressão o permanente desafio de contemporaneidade que sempre reclamo para o meu trabalho. De que forma poderíamos, sem as quebrar, contrariar as regras das plateias reduzidas. Seria possível executar um tal nível de interacção e dimensão que permitisse partilhar o meu trabalho com uma plateia maior, em dimensão e simbolismo, do que aquela que em condições normais cabia no próprio teatro?

A primeira dificuldade foi a de explicar à empresa entradas.com (a ticketline de Espanha) que precisávamos dos endereços de email das pessoas que comprassem bilhetes e que esses emails serviriam para gerar códigos únicos e pessoais para o acesso virtual dos amigos e familiares que convidassem. A seguir foi comunicar sem confundir. A nossa proposta era tão diferente e inovadora que foi preciso encontrar uma forma simples e eficaz de explicar.

No que respeita ao conteúdo foi muito libertador e desafiante pensar em algo nunca antes experimentado. Essa foi a melhor parte!”

[ACP] Numa carreira longa e de sucesso como a sua, qual a importancia que a cidade do Porto teve na contrução da mesma?

[LM] “Uma importância enorme! Cresci profissionalmente no Porto, com a centenas de programas de televisão que fiz na década de noventa nos estúdios do Monte da Virgem.”

[ACP] Como é que um ilusionista descreveria aquilo a que muitos chamam “a magia do Porto”?

[LM] “É algo que não se explica mas se sente… é emoção, é verdade e é espírito guerreiro!”

[ACP] Obrigado Luís

Video da estreia em Lisboa:

LUIS DE MATOS #CONECTADOS

Newsletter

Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)

Tours no Douro

Disfrute de um cruzeiro panorâmico pelo Douro. Visite as Adegas  Navegue pelo rio Douro ao longo da rota dos antigos Barcos Rabelos.
Aqui pode encontrar as melhores casas de fado da cidade. Espectáculos de fado (Segunda a Domingo)
Translate »