Obras literárias da Invicta

10 Livros sobre a Cidade do Porto

LIVROS ESCRITOS PELOS MELHORES E MAIS ILUSTRES CONHECEDORES DA CIDADE DO PORTO

10 Livros sobre a Cidade do Porto

Descubra 10 livros imperdíveis sobre a cidade do Porto, saiba mais sobre as suas histórias, lendas e segredos. Uma (oporto)nidade de Ler as curiosidades, expressões populares da cidade. Uma viagem pelas tradições e cultura portuense.

Porto - Viagem ao Passado de Germano Silva

Sinopse:
Sabia que:
– os Clérigos comemoram 250 anos de existência em 2013, ano de edição deste livro?
– no local onde atualmente funciona a Reitoria da Universidade do Porto existiu, no século XII, a ermida de Nossa Senhora da Graça?
– o café Majestic foi considerado, por uma prestigiada revista de turismo, um dos cafés mais bonitos do mundo?
– Camilo Castelo Branco escreveu o romance Amor de Perdição em apenas 15 dias, enquanto esteve preso na Cadeia da Relação?
 
Neste novo livro, Germano Silva é, uma vez mais, o seu guia num percurso pela história e cultura da cidade Invicta, marcada pelo granito e pelo espírito das gentes.
Deixe-se levar nesta viagem ao passado.
 
“Germano Silva é um poeta. Um poeta do Porto. Na sua pena e na sua mente, as avenidas rimam com praças, os quelhos com ruas, as travessas, os largos, os terreiros ritmam melodias de um passado rico de estórias fascinantes.”
Alberto S. Santos, in Prefácio
 
Editor: Porto Editora
 
Páginas: 224

Inclui também uma seleção de pequenos textos publicados em revistas e jornais.

Livro disponível aqui

Lendas do Porto Volume II (2.ª Edição) de Joel Cleto

Sinopse:

A continuação de uma coleção com comprovados e fortes resultados comerciais A aposta numa temática cuja oferta literária é ainda escassa. Uma aliança muito feliz entre um texto de insuspeita qualidade científica e literária com a irrepreensível beleza fotográfica.
 
Fotografia: Sérgio Jacques
Editor: Verso da História
Páginas: 168

Livro disponível aqui

Porto Desconhecido & Insólito Histórias que (provavelmente) nunca ouviu de Germano Silva

10 Livros sobre a Cidade do Porto
10 Livros sobre a Cidade do Porto

Sinopse:

Um imperador caloteiro; um amor de fazer perder a cabeça; uma igreja envergonhada; estas são algumas das histórias desconhecidas (ou pouco conhecidas) da maioria das pessoas, que agora partilho consigo, estimado leitor, através das páginas deste meu novo livro.

Há anos comecei a pensar em como seria interessante descobrir outras histórias de um Porto que se esconde nas traseiras dos edifícios, invisível, por isso, a quem passa apressado pelas suas ruas ou sobe as suas escadinhas.

Julguei que sabia muito do Porto, das pessoas que nele habitam, das suas ruas e ruelas, esconsas e estreitas, e dos sorrisos atrás das janelas. Mas um dia comecei a olhar também para os jardins escondidos nas traseiras das casas e para o interior de certas habitações e a prestar mais atenção a certas imagens das nossas igrejas e capelas. E não imaginam as histórias e outras curiosidades que acabei por descobrir…

Editor: Porto Editora

Páginas: 176

Livro disponível aqui

Uma Aventura no Porto de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

livro sobre o Porto

Sinopse:

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

As gémeas, mais os seus amigos Pedro, Chico e João, desta vez foram para o Porto passar umas férias.
Como não podia deixar de ser, levaram consigo o Faial e o Caracol. No comboio tiveram imensa sorte, pois conheceram a Rita e o seu cão Boxie. A Rita tinha um grupo enorme de primos e amigos com quem costumava organizar montes de programas.
Juntos, acabaram por viver uma aventura empolgante. Tudo começou com a descoberta de um túnel. Onde iria dar? Seria perigoso explorá-lo? Passaria de facto por baixo do Douro, como afirmavam as lendas?
Uma noite, às escondidas, decidiram tentar a sorte…Mas alguém tinha de ficar cá fora, de vigia…O que viram uns, o que adivinharam outros, foi o princípio da história.

Há anos comecei a pensar em como seria interessante descobrir outras histórias de um Porto que se esconde nas traseiras dos edifícios, invisível, por isso, a quem passa apressado pelas suas ruas ou sobe as suas escadinhas.

Julguei que sabia muito do Porto, das pessoas que nele habitam, das suas ruas e ruelas, esconsas e estreitas, e dos sorrisos atrás das janelas. Mas um dia comecei a olhar também para os jardins escondidos nas traseiras das casas e para o interior de certas habitações e a prestar mais atenção a certas imagens das nossas igrejas e capelas. E não imaginam as histórias e outras curiosidades que acabei por descobrir

Editor: Editorial Caminho

Páginas: 182

 
Livro disponível aqui

Porto: Da Cidade de Helder Pacheco

Porto: Da Cidade de Helder Pacheco

Sinopse:

Aqui pretendo falar da capacidade da cidade — recuperando-lhe o corpo físico, o construído, a matéria, o concreto — reconstruir ou reencontrar ou, se calhar (numa previsão mais realista, para não admitir demasiado entusiasmo), nem mais, nem menos, resistir, resistir e conservar a alma.
Sem lhe mexer no essencial. Actualizando-a com pinças para a adaptar aos tempos modernos e impetuosos em que o falar à moda do Porto — trocando os vês pelos bês —e de cima da burra para o centralismo e a mediocridade continuam a ser excelentes indicadores da sanidade do sentir (se) tripeiro.
No fundo é esse o seu encanto: ser tradicionalista mas rasgar, quando necessário, as convenções. Ser previsível e, de repente, inventar a diferença e construir o não conhecido.
Da Introdução

Editor: Edições Afrontamento
Páginas: 300
 
Livro disponível aqui

Dicionário de Calão do Porto de João Carlos Brito

Sinopse:

Cruzeta, Morcão, Andor violeta!, Vai-te quilhar!, Ferrar o Jeco, Baim’á loja!, Descolhoado, Molete, Briol e Aloquete são algumas das mais de 4000 palavras e expressões que podemos encontrar, porque…o Porto é uma Naçom!
É também na forma de comunicar que os portuenses se afirmam, num linguajar único, rico e divertido. O Dicionário de Calão do Porto apresenta-nos a maior e a mais rica compilação de palavras e expressões de PORTOguês. São mais de 4000 significados, que vão dos termos que só os nossos avós ainda se lembram às novas gírias urbanas, passando, claro, pelas expressões tão carismáticas e genuínas das nossas gentes.
A obra contém, também, 30 artigos desenvolvidos sobre palavras que são típicas do Porto, aventando a sua origem e explicação, numa perspetiva sociolinguística e etimológica.
Este é um livro que todos os que amam o Porto devem ler. E os (que pensam) que não amam, vão passar a amar, depois de ler o Dicionário de Calão do Porto!

Editor: Lugar da Palavra
Páginas: 160
 
Livro disponível aqui

Porto - A Entrada para o Mundo de Neill Lochery

Sinopse:

Uma das cidades mais antigas da Europa, o Porto ficou conhecido em todo o mundo graças ao seu maravilhoso vinho. Elevando-se das íngremes encostas do Douro – o rio do ouro – com pitorescas praças, igrejas e casas com fachadas de azulejos coloridos, o seu antigo nome Portucale está na origem do nome do nosso país: Portugal. Hoje em dia, o Porto é um vibrante centro comercial e cultural, que se orgulha das suas ligações históricas com o mundo exterior.

Uma leitura essencial de um dos escritores mais famosos que escreve sobre Portugal, Porto – A Entrada para o Mundo utiliza os belos edifícios e pontos de referência em toda a cidade para conduzir o leitor numa viagem por toda a sua riqueza histórica desde as suas origens até à era moderna.

«Apaixonei-me pelo Porto e ainda o amo. (…) As espetaculares pontes da cidade, as suas margens vertiginosas e as íngremes encostas com edifícios antigos, as velhas casas do porto, as grandes praças: estava encantada por tudo.»
J.K. ROWLING

Editor: Casa das Letras
Páginas: 408
 
Livro disponível aqui

Figuras Típicas do Porto Os cromos da cidade de Raul Simões Pinto e Artur Ferreira

10 Livros sobre a Cidade do Porto
10 Livros sobre a Cidade do Porto

Sinopse:

Uns ainda entre nós, outros já desaparecidos, são pedaços de memória da cidade, que marcam ou marcaram a história de um Porto travesso e malandro.

Editor: Edições Afrontamento
Páginas: 84
 
Livro disponível aqui

Porto - Adegas, Tabernas e Casas de Pasto de Helder Pacheco

Sinopse:

A mais recente incursão de Helder Pacheco na cidade não é apenas um livro sobre os tascos do Porto; não é também um estudo etnográfico, nem um itinerário gastronómico ou roteiro de lugares, nem repositório de vinhos, petiscos e estabelecimentos pitorescos.

Em suma: não é nenhuma espécie de culto em tempos de perda. Não – é outra coisa. Ao leitor caberá ver, e ler…

Editor: Edições Afrontamento
Páginas: 368
 
Livro disponível aqui

Caminhar pelo Porto 7 percursos pelas histórias e segredos da cidade de Germano Silva

Sinopse:

Este livro é, ao mesmo tempo uma coletânea de histórias do Porto e um guia para quem pretende conhecer o Porto dessas histórias.

Com ele, parta à descoberta de um Porto diferente. De um Porto monumental, mas também da cidade das escadinhas, da aragem que sobe do Douro, dos recantos típicos que se precipitam nas encostas sobre o rio. E sobretudo descubra o Porto de quem o habitou e habita, do portuense de todos os tempos, da sua longa caminhada de milénios e do afã que sempre o motivou na construção da sua cidade.

Caminhe pelo Porto, atravesse a sua história e descubra os seus segredos, na companhia de quem melhor o conhece.

Editor: Porto Editora 
Páginas: 176
 
Livro disponível aqui

Porto D' Honra Histórias, segredos e curiosidades da Invicta ao longo dos tempos de Manuel de Sousa

Sinopse:

Antiga, mui nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto. Com este título no brasão de armas, o Porto tem uma história riquíssima, que se confunde com a do próprio país. Manuel de Sousa, um dos mais entusiastas divulgadores da história da cidade, leva-nos numa visita guiada pelo passado, através de acontecimentos que constituem uma parte fundamental da identidade portuense, como o desastre da Ponte das Barcas, as invasões francesas e o sofrimento que infligiram à população, o legado deixado pelos judeus (não será por acaso que a cidade alberga a maior sinagoga da Península Ibérica), a história da mãe de todas as praças portuenses: a da Liberdade, ou o famoso cerco do Porto, que acabou por dar à cidade o título de «Invicta». Mas muitos dos aspetos relatados nesta obra são bem menos conhecidos ou estão mesmo por descobrir, contribuindo assim para sublinhar o carácter sedutor e fascinante do Porto. O atual Palácio da Bolsa, um dos ex-libris da cidade, foi construído sobre as ruínas do Convento de São Francisco, local onde o rei D. João I pernoitou antes de casar com D. Filipa de Lencastre. Já a Rua do Almada, paralela à Avenida dos Aliados, homenageia João de Almada e Melo que, juntamente com o seu filho, mudou para sempre a face do Porto e criou aquilo que hoje conhecemos como Baixa. Na Igreja da Lapa, encontra-se, numa pequena urna de prata, o coração de D. Pedro IV, que deixou expresso que aquele fosse legado à cidade. Os cafés, antigos botequins, foram antros de conspirações e grandes exemplos do que de melhor havia na arquitetura e decoração. Foi nos cafés da Praça que se preparou a revolta republicana de 31 de janeiro de 1891 e o Piolho foi o primeiro botequim portuense a ter eletricidade e a adquirir uma máquina de café La Cimbali que deu o nome ao cimbalino. Estas são apenas algumas das histórias, segredos e curiosidades presentes neste livro que marcam a história da Invicta ao longo dos tempos.

Editor: A Esfera dos Livros
Páginas: 288
 
Livro disponível aqui

10 Livros sobre a Cidade do Porto

 13 sites onde pode descarregar milhares de livros em português gratuitamente.
As origens da Livraria Lello remontam a 1881, quando os irmãos José e António Lello abriram, no Porto, um estabelecimento dedicado ao comércio e edição de livros. (…)
O porto de Artur Pastor
O Porto de Artur Pastor
Fotografia
Ribeira do Porto década de 50 / 60 por Artur Pastor.
 
Fica a par das novidades!

Dia do Pai | Crescemos juntos. - Leaderboardblank

10 Livros sobre a Cidade do Porto

Melhores Obras literárias sobre o Porto