Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Milhares de Ebooks Gratuitos em Português

Obras literárias disponíveis gratuitamente na internet.

Frei Luís de Sousa — Almeida Garrett

Drama representado pela primeira vez em 1843, publicado em 1844, é considerado a obra-prima do teatro romântico e uma das obras-primas da literatura portuguesa.

O enredo, inspirado na vida do escritor seiscentista Frei Luís de Sousa, de seu nome secular D. Manuel de Sousa Coutinho, tem como pano de fundo a resistência à dominação filipina.

Na célebre memória “Ao Conservatório Real” que acompanha a peça, Garrett critica o modo como na sua época se pretende fazer o drama, com um excesso de violência e de imoralidade, e alega ter desejado “excitar fortemente o terror e a piedade”, usando de contenção e simplicidade.

Machado de Assis

Dom Casmurro

Dom Casmurro, de Machado de Assis, é uma das obras mundialmente célebres da literatura brasileira. O romance trata das memórias do narrador-personagem Bento Santiago, o advogado recluso e calado que recebe e adota o apelido mencionado no título da obra. Com a sutileza que lhe é própria, Machado de Assis explora as incongruências desse personagem, deixando transparecer sua insegurança e ciúme. As ambiguidades de Bentinho moldam o mais famoso “narrador não confiável” da nossa literatura.

O Banqueiro Anarquista — Fernando Pessoa

Misto de «sátira dialéctica» e de «conto do raciocínio», segundo o próprio autor, O Banqueiro Anarquista (1922) desenvolve-se entre um personagem anónimo e um ex-operário, também anónimo, que se tornou banqueiro. No diálogo, este último narra o seu processo de formação, procurando demonstrar logicamente porque é realmente «anarquista», na teoria e na prática.
Trata-se de uma obra bastante actual, que choca pelo seu carácter vincadamente universal, pois este é um diálogo que poderiam manter duas personagens em qualquer parte do mundo (sobretudo ocidental).

Fernando Pessoa

Poemas de Álvaro de Campo

“Não sou nada.

Nunca serei nada.

Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim
todos os sonhos do mundo.”

Álvaro de Campos foi o heterônimo mais produtivo da obra conhecida de Pessoa. Ao que parece, o poeta muitas vezes o utilizou como um alter ego, além de mero heterônimo. Disto resultou uma obra muito extensa em que se entrecruzam temas e estilos de escrita por vezes dissonantes entre si, próprios da mente de um poeta que se dividiu em muitas personalidades distintas.

Camilo Castelo Branco

Amor de Perdição

Camilo Castelo Branco conquistou fama com a novela passional Amor de Perdição. Bem ao gosto romântico, a característica principal da novela passional é o seu tom trágico. As personagens estão sempre em luta contra terríveis obstáculos para alcançar a felicidade no amor. Normalmente, essa busca é frustrante. Mesmo quando os amantes ficam juntos, isso é conseguido a custa de muito sofrimento. Os direitos do coração, frequentemente, vão de encontro aos valores sociais e morais. Segundo o autor, Amor de Perdição foi escrito durante 15 dias, em 1861, quando ele estava preso na cadeia da Relação, na cidade do Porto, por ter-se envolvido em questões de adultério. Como o drama de Romeu e Julieta, a obra focaliza dois apaixonados que têm como obstáculo para a realização amorosa a rivalidade entre as famílias. A ação se passa em Portugal, no século 19. 

O Mistério da Estrada de Sintra — Eça de Queirós e Ramalho Ortigão

Naquele que é justamente considerado o primeiro romance policial português, conta-se a história de um médico que regressa de Sintra acompanhado por um amigo. A meio do caminho, ambos são raptados por um grupo de mascarados, que os levam para um prédio isolado onde aparecera um homem morto. A partir daí, os acontecimentos sucedem-se em catadupa. Quem é o morto e quem o matou? E porquê? Quem era a mulher com quem ele se encontrava, e quem são os mascarados que pretendem proteger a sua honra? A história foi publicada no Diário de Notícias entre Julho e Setembro de 1870 sob a forma de cartas anónimas, e foram muitos os que se assustaram com os acontecimentos narrados. Só no final é que Eça de Queirós e Ramalho Ortigão admitiram tratar-se de uma brincadeira e que eram eles os autores das cartas.

O Mistério da Estrada de Sintra foi publicado em forma de livro nesse mesmo ano. Em 1885, houve uma segunda edição revista por Eça de Queirós, que é a utilizada na presente edição.

Três AudioBooks - Youtube

Jean-Jacques Rousseau

Erasmo de Roterdão

o-banquete-platao gratis e book pdf

Platão

Milhares de Ebooks Gratuitos em Português

13 sites para descarregar ebooks grátis

Existem milhões de livros clássicos e contemporâneos que pode fazer o download livremente (são de domínio público) na internet.  Aqui vai uma lista com 13 sites nacionais e internacionais em que é possível fazer o download de livros e ler online sem complicações e o melhor, de graça! Ler para aprender, ler para expandir a mente, ler para estimular a memória. 

Os formatos electrónicos são normalmente em formatos como pdf, EPUB. Mobi.

  • Project Gutenberg – Oferece-lhe mais de 38.000 livros eletrónicos gratuitos.
  • Wikibooks – Uma comunidade dedicada ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre.
  • e-Livros Grátis – Centenas de livros em domínio público e livros digitais enviados pelos próprios autores para distribuição gratuita.
  • Google Livros – Consulta de livros online. Se for de domínio público, poderá descarregar livremente uma cópia em formato pdf.
  • Biblioteca Digital Camões – Colecção de obras integrais, para leitura gratuita, em pdf e em formatos para dispositivos móveis.
  • Purl – Livros de domínio público digitalizados pela Biblioteca Nacional de Portugal.
  • Projecto Adamastor – Biblioteca digital de obras literárias em domínio público, obras essas que serão disponibilizadas de forma gratuita e em formato EPUB.
  • Luso Livros – Disponibiliza muitos autores portugueses e brasileiros clássicos.
  • Livros e Afins – 2.000 Livros para download.
  • Amazon – Fazendo pesquisa de “livros gratis”.
  • Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes – Arquivos, autores e as suas obras disponíveis neste site (espanhol).
  • OpenCulture – Uma selecção mais ligada à área da filosofia e do cinema (inglês).
  • The Online Books Page – Lista com mais de 2 milhões de livros gratuitos (inglês).
Fique a par das novidades!

Livros Digitais Gratuitos

Milhares de Ebooks Gratuitos em Português