A Casa Comum, projeto cultural da Universidade do Porto, lançou um podcast sobre Agustina Bessa-Luís, para homenagear a obra da escritora portuense, com objectivo de dar a conhecer também a um público mais jovem.
“Agustina à Boca de Cena”, é o nome do podcast que surge do esforço de divulgação da obra da escritora. Conta com a participação de
Mónica Baldaque, filha de Agustina Bessa-Luís, enquanto responsável pela seleção de textos.
“Entrada de Agustina à Boca de Cena” é, por enquanto, o único áudio disponível, mote para os demais textos que se seguem e que, segundo a mesma fonte, incluirão “outro tipo de artigos como ensaios, excertos de romances, ou até mesmo entrevistas a Agustina Bessa-Luís” e passagens inéditas. Memórias da infância de Mónica Baldaque com os pais, em Coimbra, Porto, Vila do Conde e Região do Douro, também constam do alinhamento do podcast.
Personalidade incontornável da cidade do Porto – é dela a célebre reflexão “O Porto não é um lugar. É um sentimento” – Agustina Bessa-Luís morreu a 3 de junho de 2019, no Porto, aos 96 anos.
Celebrada em vida pela cidade que não a viu nascer mas que tomou como sua, a natural de Amarante foi, no ano da sua morte, homenageada pela Câmara do Porto.