O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Museu Nacional da Imprensa - Porto

Um espólio invejável

Museu Nacional da Imprensa do Porto é Considerado um dos melhores do mundo devido à qualidade e quantidade das peças expostas.

Museu Nacional da Imprensa - Porto

Nascido em 1997, surgiu face à necessidade de mostrar a história da imprensa e artes gráficas.

Este espólio, recuperado pelo Museu Nacional da Impresa – Porto, encontra-se dividido em quatro grandes sectores: a FUNDIÇÃO, a COMPOSIÇÃO, a IMPRESSÃO e a ENCADERNAÇÃO e ainda algumas colecções pertencentes a um outro sector – a GRAVURA.

É o único museu vivo do sector na Península Ibérica. Na Sala Rodrigo Álvares – exposição permanente – pode ver-se parte de um dos maiores espólios tipográficos do mundo. São dezenas de máquinas que os visitantes podem manipular exercitando-se nas antigas artes da composição e impressão. Na Galeria de Exposições Temporárias sucedem-se mostras ilustrativas da importância social, educativa e cultural da imprensa e das artes gráficas.

O Cartoon constitui um dos eixos principais do museu, através da Galeria Internacional do Cartoon e do PortoCartoon-World Festival. A Galeria está aberta todo o ano e nela pode ver-se o melhor do cartoon internacional.

O PortoCartoon realiza-se anualmente, desde 1999, sendo já considerado pela FECO (Federation of Cartoonists’ Organisations) um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo. Todos os anos, sempre com temas de grande impacto internacional, centenas de cartunistas participam nele com cartoons que enobrecem essa linguagem universal, perceptível em qualquer parte do mundo. É visto por milhares de visitantes na sede do Museu e nas diferentes cidades por onde passa.

Abertos a qualquer visitante estão, também, os museus virtuais da Imprensa e do Cartoon (criados e geridos pelo Museu Nacional da Imprensa que tem um lema: activar o prazer da cultura.

Museu Nacional da Imprensa - Porto
Museu Nacional da Imprensa - Porto

Localização, Horários e Preços

Museu Nacional da Imprensa - Porto

Museu Nacional da Imprensa - Porto

Igreja de São Francisco no Porto

Igreja de São Francisco no Porto

Monumentos Históricos

 A construção iniciou-se no século XIV como parte de um convento Franciscano. É notável pelo seu conjunto de talha dourada barroca do século XVIII
Palácio da Bolsa do Porto

Palácio da Bolsa do Porto

História & arquitectura
Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.
As origens da Livraria Lello remontam a 1881, quando os irmãos José e António Lello abriram, no Porto, um estabelecimento dedicado ao comércio e edição de livros. (…)
Fica a par das novidades!

Translate »