Igreja da Lapa no Porto
O coração de D. Pedro IV
Igreja católica situada na cidade do Porto dedicada à Nossa Senhora da Lapa. Na capela-mor encontra-se sepultado o coração do rei D. Pedro IV
História da Irmandade da Nossa Senhora da Lapa
Foi instituída no século XVIII, datando os seus primeiros estatutos do ano de 1757. Nasceu como uma instituição religiosa mas, cedo, o seu campo de intervenção estendeu-se para lá das funções de culto. Dos meados de oitocentos aos princípios do século XX, assistiu-se à concretização dos principais sonhos do seu fundador o brasileiro Padre Ângelo Sequeira, que no seu livro Botica Preciosa, e Thesouro Precioso da Lapa confessava querer achar todos os remédios para o corpo, para a alma e para a vida. Esta baliza cronológica compreende, assim, a afirmação do extinto Seminário-Colégio da Lapa, a construção do cemitério da Irmandade, a conclusão das obras da Igreja e, mais tarde, a edificação do Hospital.
Órgão de Tubos ex-libris da Irmandade, por ser um dos mais belos de toda a Península Ibérica.
Em 1754, o fundador Padre Ângelo Sequeira pregava pela cidade do Porto, com a intenção de construir uma capela em honra de Nossa Senhora da Lapa. Em 1755, recebeu, a 29 de julho, a bula papal do Santo Padre Bento XIV, e fruto das generosas esmolas dos fiéis, começou a construir-se a Capela de Nossa Senhora da Lapa das Confissões.
Dois anos mais tarde, a Mesa Administrativa da Irmandade decidiu-se pela construção de uma nova igreja, segundo traçado arquiteto José de Figueiredo Seixas. A construção da igreja arrastou-se por mais de 100 anos, devido à escassez de recursos e às invasões napoleónicas. Desde 1835, o interior da igreja acolhe o coração do rei D. Pedro IV, albergado, desde 1837, num monumento construído por Costa Lima e localizado na Capela-Mor, do lado do Evangelho. Em 1995, a igreja adquiriu um monumental Órgão de Tubos ex-libris da Irmandade, por ser um dos melhores e mais belos de toda a Península Ibérica. O Órgão revela-se, ainda, uma peça fundamental na concretização dos famosos concertos promovidos pela igreja.
O Órgão de Tubos tem cerca de 32 toneladas, 15 metros de altura, 10,5 metros de largura e 5 metros de profundidade. O maior tubo do órgão é de madeira e mede 10,12 metros de altura.
D. PEDRO IV DOOU O SEU CORAÇÃO AO PORTO
Em gratidão pelos sacrifícios suportados pelos portuenses durante o Cerco do Porto, D. Pedro, IV de Portugal e I do Brasil, doou o seu coração em testamento à cidade do Porto, hoje está preservado na capela-mor da Igreja da Lapa. Também pode ser visto no centro do antigo Brasão da Cidade do Porto, assim como no símbolo do FCP.
Coração de D. Pedro IV está guardado a cinco chaves num sarcófago uma das chaves está na gaveta da secretária do presidente da Câmara e precisa de mil cuidados.
Sabias esta Curiosidade sobre o Porto? São precisas seis pessoas para chegar até ao coração, numa operação que implica sempre riscos para a relíquia.
Localização | Horários da missas da Igreja da lapa
Igreja Nossa Senhora da Lapa
Largo da Lapa, 1
4050-069 Porto
Tel. 222 001 369
[email protected]
Horário
Abertura e fecho
8.30h às 12.00h | 15.00h às 17.30h
Atendimento geral
9.00h às 12.00h | 15.00h às 17.30h