MÚSICA COM DRAGÕEZINHOS – CRIANÇA | SANTOS POPULARES
MUSEU FC PORTO, Via Futebol Clube do Porto - Estádio do Dragão, 4350-415 Porto
O São João é uma das maiores festas populares de Portugal e um dos eventos mais aguardados do ano pelos habitantes do Porto. A celebração tem lugar no dia 24 de junho, mas as festividades começam a partir do dia 23 e prolongam-se até ao amanhecer.
MUSEU FC PORTO, Via Futebol Clube do Porto - Estádio do Dragão, 4350-415 Porto
WOW - World of Wine, Rua do Choupelo, 4400-088 Vila Nova de Gaia
Durante o mês de junho, as freguesias de Porto estão em festa, preparando-se para a noite mais longa do ano. Em vários espaços ao ar livre da cidade, há concertos e romarias para todos os gostos, cheios de energia e animação. Todos os espetáculos têm início às 22h00 e são de acesso livre. Venha celebrar connosco e desfrutar da música e tradições que animam as noites de verão!
Esplanada do Castelo
Alameda das Fontainhas
Praça da Corujeira
Largo da Praia (Miragaia)
Cais das Pedras
Largo António Calém
Parque de Estacionamento da Casa de Salgueiros
Jardim Sarah Afonso
Desfile pelas ruas da cidade com chegada à Praça do General Humberto Delgado
No fim de semana anterior à grande noite de São João, os grupos e coletividades tradicionais da cidade saem às ruas para perpetuar a tradição dos costumes da alma de um povo. A Arruada de Ranchos percorrerá várias artérias do Porto, com os cantares e as danças tradicionais. Participam o Rancho Folclórico de Paranhos, o Rancho Folclórico de Campanhã, o Grupo de Folclore da Escola Secundária Infante D. Henrique, o Rancho Folclórico do Porto, o Rancho Folclórico de Ramalde, a Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal, o Orfeão do Porto, o Rancho Típico do Ilhéu e o Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro.
Praça do General Humberto Delgado
Nos dias que antecedem a noite mais longa do ano, o coletivo de arquitetos FAHR 021.3 promove uma construção em altura representando as bancas onde habitualmente se aglomeram os manjericos típicos da época. Durante quatro dias, mais de 900 plantas estarão expostas, dando ainda mais cor a uma festa que, por si só, já tem muita cor. Na tarde do dia 22 de junho, os manjericos serão distribuídos à população, em hora ainda a divulgar.
Partida: Rua de Santa Catarina
Chegada: Praça do General Humberto Delgado
Ainda antes da grande noite, as Rusgas das freguesias apresentam-se no centro da cidade com os seus temas, os seus cânticos e coreografias, proporcionando momentos ligados à tradição e às memórias de um povo. Este ano, a iniciativa retoma a hora noturna, iniciando-se às 21h00 e terminando com a atuação de todas as Rusgas na Praça do General Humberto Delgado, onde serão avaliadas por um júri. O final das Rusgas contará ainda com um concerto da fadista Lenita Gentil.
Locais:
Porque a tradição ainda é o que era, há três zonas de diversão preparadas com tudo isto – e muito mais. Local ideal para tentar a sorte nos matraquilhos, arriscar uma volta pelos carrosséis mais emocionantes ou deliciar-se com os doces.
Venha divertir-se e desfrutar das festividades populares com a família e amigos!
Noite São João – 23 junho
Dia de S. João (Feriado)– 24 junho
O São João do Porto é um evento popular que ocorre na cidade do Porto, nos dias 23 e 24 de junho. Originalmente, esta celebração tinha origens pagãs e marcava o solstício de verão, sendo relacionada com a fertilidade e a colheita abundante. No entanto, a Igreja Católica cristianizou a festa e escolheu São João Batista como seu padroeiro.
Atualmente, embora a missa e a procissão em honra a São João ainda sejam realizadas, a festa tornou-se um evento mais secular, com diversas tradições, como o uso de alhos-porros para bater nas cabeças das pessoas que passam, ramos de cidreira ou limonete que as mulheres colocam no rosto dos homens e o lançamento de balões de ar quente. Os alhos-porros e a cidreira eram símbolos da fertilidade masculina e feminina, respetivamente, e nos anos 70 foram substituídos por martelos de plástico (Sabe qual a origem do Martelo de São João? »).
A festa também inclui o tradicional salto sobre as fogueiras espalhadas pela cidade, o cultivo de manjericos com versos populares e um espetáculo de fogos de artifício à meia-noite, acompanhado por música num show multimédia em barcos especialmente preparados no meio do Rio Douro, ao lado da ponte Luís I.
Além destas tradições, há vários arraiais populares em toda a cidade do Porto, especialmente nos bairros de Fontainhas, Miragaia e Massarelos. Nestes locais, ocorrem concertos com cantores populares, comida típica, como cabrito assado, grelhados de carne e sardinhas, e a festa dura até às primeiras horas da manhã. Os jovens costumam terminar a noite na praia, à espera do nascer do sol.
Embora não se saiba com exatidão quando a festa de São João do Porto começou, há registos do século XIV que mencionam esta celebração como um grande evento na cidade do Porto. Ainda assim, é possível que a festa seja ainda mais antiga, como sugere uma cantiga da época que diz que até os mouros festejavam São João.
A festa de São João do Porto é um evento único que mistura tradições populares e religiosas numa celebração animada e colorida. Venha participar e experimentar a cultura portuguesa em pleno!