O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Festas e Arraiais - Romarias a Norte

FESTAS E ROMARIAS no NORTE DE PORTUGAL

Romarias e Arraiais no Distrito do Porto

As festas e arraiais são uma parte essencial da cultura portuguesa, especialmente no pitoresco distrito do Porto, no norte de Portugal. Estes eventos são celebrações enraizadas na tradição e na comunidade, que reúnem pessoas de todas as idades para celebrar a vida, a fé e a cultura.

No event found!
Ver Mais
arraiais e romarias no Porto

Festa do Mártir S. Sebastião – Segundo fim de semana de julho – Matosinhos

A Festa do Mártir S. Sebastião é um testemunho da devoção dos pescadores de Matosinhos ao seu santo padroeiro. A procissão majestosa da Igreja Matriz até à Doca Pesca é uma das características mais marcantes deste evento, onde os pescadores expressam sua devoção e pedem bênçãos para um mar farto e seguro. A festa também inclui uma Missa Solene, seguida de espetáculos de variedades, ranchos folclóricos e um magnífico fogo de artifício.

Local: Lota de Matosinhos
GPS: 41.183781 8.695921
Contactos: Câmara Municipal de Matosinhos – Tel.: 229 390 900 – E-mail: [email protected] – Site: www.cm-matosinhos.pt

Festa de Nossa Senhora da Saúde – Segundo domingo após a Páscoa – Gueifães, Maia

A devoção à Nossa Senhora da Saúde remonta séculos e continua a ser celebrada em Gueifães, na Maia. Esta festa, realizada após a Páscoa, homenageia a padroeira da saúde e inclui uma variedade de atividades religiosas e culturais, como procissões, missas solenes e espetáculos de variedades.

Local: Largo da Igreja – Gueifães
GPS: 41°13’3.66”N 8°36’11.79”W

Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde – Última semana de julho até 15 de agosto – Paranhos, Porto

Estas festas, realizadas no Jardim de Arca de Água e no Largo do Campo Lindo, são uma verdadeira celebração da cultura e da tradição portuguesa. Com carrosséis, artesanato, gastronomia típica e concertos diários, esta romaria oferece entretenimento para toda a família. O ponto alto é a majestosa procissão seguida pelo espetáculo de fogo de artifício.

Local: Praça Nove de Abril e Largo do Campo Lindo – Paranhos
GPS: 41.171903 -8.611972
Contactos: Junta de Freguesia de Paranhos – Tel.: 225 020 046 – E-mail: [email protected] – Site: www.jfparanhos-porto.pt

Festas de São Bartolomeu – 24 de agosto ou no domingo mais próximo – Foz do Douro, Porto

No final de agosto, a Foz do Douro é palco das festividades em honra de São Bartolomeu. O destaque é o cortejo típico com figuras vestindo trajes de papel, que ritualmente se banham no mar no chamado “banho santo”.

Local: Jardim do Passeio Alegre, Rua do Passeio Alegre
GPS: 41.148365 -8.671196
Contactos: União das Freguesias Aldoar, Foz do Douro, Nevogilde – Tel.: 226 180 513 – E-mail: [email protected] – Site: www.jf-fozdodouro.pt

 

Festa das Rosas (Couto – Santa Cristina) – Santo Tirso – Abril

Começando o calendário festivo, a Festa das Rosas, realizada em Couto – Santa Cristina, em Santo Tirso, é um evento que celebra a primavera e a beleza das flores. Com música, dança e uma profusão de cores, esta festa é um verdadeiro deleite para os sentidos.

Feira das Tasquinhas de Santo Tirso – Santo Tirso – Abril / Maio

Em seguida, a Feira das Tasquinhas de Santo Tirso atrai visitantes ávidos por explorar os sabores autênticos da região. Com uma variedade de pratos tradicionais e iguarias locais, esta feira gastronômica é uma oportunidade imperdível para os amantes da boa comida.

Festas do Corpo de Deus – Paços de Ferreira – Maio

As Festas do Corpo de Deus em Paços de Ferreira são uma celebração religiosa marcante, que reúne fiéis de toda a região para celebrar a Eucaristia e demonstrar sua devoção. Além dos aspectos religiosos, as festividades também incluem eventos culturais e atividades para toda a família.

Senhor de Matosinhos – Matosinhos – Maio / Junho

Outra festa religiosa importante é a celebração do Senhor de Matosinhos, em Matosinhos, que ocorre entre maio e junho. Esta festividade centenária homenageia o Senhor de Matosinhos e atrai milhares de peregrinos e visitantes todos os anos.

Festas da Aguçadora – Póvoa de Varzim – Julho

Por fim, as Festas da Aguçadora, na pitoresca Póvoa de Varzim, são uma celebração alegre do verão e da cultura local. Com música ao vivo, dança folclórica e atividades para todas as idades, esta festa é uma maneira perfeita de aproveitar o calor e a energia da temporada.

Festas e Arraiais - Romarias a Norte

Festas de São João 2023 - Cartaz Porto
Festa de São João no Porto
Porto
Agenda de Eventos da maior festa da cidade do Porto.
Sabe a origem do martelo de São João?
Sabe a origem do martelo de São João?
Porto
São João do Porto é uma festa popular que tem lugar de 23 para 24 de Junho …
Festas do Senhor de Matosinhos 2023
Festa do Senhor de Matosinhos
Matosinhos
Agenda Eventos Festa do Senhor de Matosinhos
Fica a par das novidades!

Arraiais e Romarias este Fim de semana

Translate »