O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Farol de Felgueiras - Molhe de Felgueiras

Foz do Douro

Farol de Felgueiras - Molhe de Felgueiras
@ JotaCartas

Farolim de Felgueiras

O Farolim de Felgueiras, também conhecido como Farol de Felgueiras, é uma notável estrutura neoclássica em forma hexagonal construída em alvenaria de granito, erguendo-se a uma altura de dez metros, tendo sua construção datada de 1886. Este farolim é caracterizado por um varandim e lanterna vermelhos, além de um pequeno edifício anexo cujas paredes estão rebocadas e pintadas de branco.

Localizado na margem direita do Rio Douro, na freguesia da Foz do Douro, distrito do Porto, o Farolim de Felgueiras também é conhecido como “Farolim do Molhe de Felgueiras” ou “Farolim Cabeça do Molhe”. A designação “Molhe de Felgueiras” foi atribuída devido à sua construção na direção da pedra de Felgueiras, a oeste do local.

A construção do molhe começou em 1790, e em 15 de fevereiro do mesmo ano, Reinaldo Oudinot foi encarregado por carta régia de supervisionar os trabalhos relacionados com a abertura da barra do Porto, desde a foz do rio até à cidade.

Em 1945, o Farolim de Felgueiras passou por obras de modernização, tornando dispensável o Farol da Senhora da Luz. No ano de 1979, iniciaram-se as automatizações do Farolim de Felgueiras e dos farolins do Porto de Leixões, incluindo o Quebra-mar, Molhe Norte e Molhe Sul. Esses farolins passaram a ser controlados à distância a partir do Farol de Leça, utilizando equipamentos concebidos para esse fim. Isso marcou a primeira rede de farolins telecomandados da costa portuguesa.

Durante os anos 90, o Farolim de Felgueiras passou por obras de conservação para preservar sua beleza e funcionalidade. No entanto, em 2009, foi desativado como farol de navegação, mantendo apenas o sinal sonoro em funcionamento. Atualmente, a área circundante, ou seja, o molhe, está aberta ao público.

Quando visitar o molhe, é importante tomar precauções, pois as ondas do mar que quebram nas proximidades das pedras podem proporcionar tanto beleza quanto perigo, oferecendo a possibilidade de banho, mas também representando riscos para quem se aproxima. A história do Farolim de Felgueiras é um testemunho da dedicação à navegação e da evolução da engenharia marítima em Portugal, contribuindo para a rica herança marítima da região.

Farol de Felgueiras - Molhe de Felgueiras

Jardim de inverno de são roque

Jardins e Parques no Porto

Parques e Jardins

Relaxe nos melhores Jardins e Parques do Porto · Quinta do Covelo · Casa de São Roque/Parque de São Roque · Parque da Cidade …
Palácio da Bolsa do Porto

Palácio da Bolsa do Porto

História & arquitectura
Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.
As origens da Livraria Lello remontam a 1881, quando os irmãos José e António Lello abriram, no Porto, um estabelecimento dedicado ao comércio e edição de livros. (…)
Fica a par das novidades!

Farol de Felgueiras - Molhe de Felgueiras

Foz do Douro

Translate »