O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Free tour pelo Porto. Grátis!

Free Tour pelo Porto ( Muralhas, Azulejos, Street Art)

Free tour pelas muralhas do Porto

Percorra as partes mais importantes das muralhas do Porto com este tour por uma das zonas com mais história da cidade do Douro.

 
Itinerário

Começaremos este free tour pelo Porto no horário que você escolher em frente à igreja de Santo Ildefonso, situada na Praça da Batalha. De lá, iremos até a zona dos Guindais para ver um dos trechos mais bem conservados das chamadas muralhas fernandinas. 

A próxima parada será perto da catedral do Porto, em cujos arredores contemplaremos os restos da muralha primitiva que protegia a cidade. A rota seguirá pela Praça da Liberdade e no Café da Porta do Olival. Você sabia que os banheiros desse lugar escondem um trecho da muralha?

Continuaremos o percurso no mirante do Parque das Virtudes e no Clube Inglês que também abriga diversos restos das muralhas do Porto. De lá, passaremos pelas Escadas do Caminho Novo e pelo Postigo do Carvão para continuar conhecendo a história do rei Fernando I, o monarca que dá nome a estas muralhas.

Bem perto desse antigo acesso à parte amuralhada da cidade fica o Muro dos Bacalhoeiros, outro dos vestígios do baluarte construído para defender a cidade de possíveis invasores que pudessem atravessar o rio Douro. 

Finalmente, após duas horas e meia de percurso, concluiremos o free tour na pitoresca zona de Gaia.

Idioma

O tour pode ser feito em inglês ou espanhol. Você poderá indicar o idioma de sua preferência durante o processo de reserva.

Free Tour pelo Porto

Free tour do Harry Potter pelo Porto

Neste free tour do Harry Potter pelo Porto, conheceremos alguns segredos da saga mágica de J.K.Rowling que marcou uma geração.

 
Itinerário

No horário estabelecido, nos encontraremos à frente do Café Majestic para iniciar um tour gratuito mágico pelo Porto. Você sabe qual famosa escritora utilizou a cidade como fonte de inspiração para os seus livros? Vamos descobrir!

Em primeiro lugar, nos dirigiremos à estação de São Bento. Nas plataformas, admiraremos a belíssima decoração com azulejos. Você sabia que J. K. Rowling se inspirou nesse lugar para criar a plataforma 9 ¾? Você vai se surpreender quando descobrir as semelhanças entre elas! Depois, caminharemos até o Café Majestic, onde a britânica ia quase que diariamente para escrever Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Em seguida, passaremos pelo Palácio Atlântico para contemplar os murais de Jorge Barrandas em homenagem ao povo português. Você quer descobrir a mitologia dos dragões que aparece ao longo de toda a saga literária? Falaremos sobre esse assunto na nossa próxima parada, a Praça da Liberdade.

Depois, faremos uma parada diante do Palácio de Justiça para saber quem foi Antônio de Oliveira Salazar. Será que a escritora usou esse personagem para criar a casa Slytherin (Sonserina, no Brasil) e o nome do seu temido fundador? Há muitas questões sobre esse tema!

Em seguida, iremos à Universidade do Porto, onde veremos sete emblemas da cultura portuguesa. Também eram os sete horcrux de Lord Voldemort!

Última parada? É claro que não poderíamos concluir o tour sem passar pela icônica livraria Lello, mundialmente conhecida graças às aventuras de Harry Potter. Iremos lhe falar sobre as crenças populares sobre esse lugar enquanto admiramos a sua belíssima fachada.

Depois de duas horas de tour, concluiremos a visita nesse último ponto.

Free tour do Harry Potter pelo Porto

Free tour dos azulejos do Porto

Uma visita pelo Porto não está completa até você conhecer todos os monumentos decorados com os tradicionais azulejos azuis. Um tour em busca dos edifícios mais bonitos da cidade! 

 
Itinerário

Nos encontraremos às 16:30 horas na Praça da Batalha, em frente à igreja de Santo Ildefonso. Sem dúvida alguma, uma das coisas que faz o Porto ser especial são seus belos e icônicos azulejos das fachadas de casas e templos. Você está preparado para conhecê-los? Começaremos o free tour!

Primeiramente, admiraremos a imponente fachada da igreja de Santo Ildefonso e o guia nos narrará toda a história dessa peculiar forma de decoração. Por que as cores se repetem? O que representam? Você se transformará em um especialista! 

A seguinte parada do free tour será na Estação de São Bento, um dos lugares mais bonitos do Porto. No seu interior encontraremos numerosos murais realizados com esses azulejos azuis e brancos que narram a história de Portugal. Seguiremos a visita guiada conhecendo o Palácio Atlântico, o Grande Bazar do Porto, o Mercado de Bolhão, a Capela das Almas e o Café A Brasileira, lugares perfeitos para fotografar essa emblemática decoração.

Depois de um percurso a pé gratuito, finalizaremos o tour dos azulejos do Porto às 19:00 horas em frente à igreja do Carmo, uma das mais antigas do país.

tour-azulejos-porto

Free tour de street art pelo Porto

Muitos artistas encontraram inspiração no Porto para expressar as suas obras. Explore os cantos mais icônicos da cidade com este tour de street art.

 
Itinerário 

No horário selecionado, nos encontraremos na Praça de Carlos Alberto no Porto. Nesse ponto, iniciaremos um interessante free tour de street art pela cidade portuguesa.

Caminharemos alguns metros até chegar ao restaurante Steak’n Shake, onde teremos a oportunidade de admirar um colorido mural de azulejos da autoria de Joana Vasconcelos. A seguir, contemplaremos uma pintura de 150 metros quadrados em homenagem a Dom Quixote e Sancho Pança. Surpreendente, não é?

Quer saber como era a publicidade no século XX? No Café Bar Candelabro veremos os típicos cartazes de azulejos que ainda hoje se usam. Depois, chegaremos à vanguardista Estação da Trindade, onde se destaca o seu grande mural de MrDheo e Hazul Luzah.

A arte urbana do Porto também está bem refletida no Mercado do Bolhão, a nossa próxima paragem. Preste atenção ao tipo de tela! A poucos metros de lá, encontraremos a Capela de Santa Catalina, uma construção do final do século XVIII famosa por seus belos azulejos.

Continuaremos até encontrarmos as figuras do centro comercial Via Catarina e o mural “Quem és, Porto?”. Visitaremos também a discoteca alternativa Club Gare, de música eletrônica, e faremos uma parada em duas das pinturas mais significativas da rua das Flores.

Mais tarde, chegaremos ao Mercado Ferreira Borges e passaremos pelas enigmáticas passagens do cais de Gaia. Por fim, nos deleitaremos com o Half Rabbit, um coelho gigante localizado na esquina com a Rua Guilherme Gomes Fernandes.

Nesse ponto, concluiremos o free tour depois de três horas.

Free tour de street art pelo Porto

Data

09 Ago 2022 - 01 Fev 2024

Localização

Vários Locais
Porto

Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.