O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Dia da Mulher no Porto: Um Dia de Celebração

Eventos que celebram o dia da mulher no Porto

No event found!

Mulheres ilustres da história do Porto

No Dia Internacional da Mulher, prestamos homenagem às mulheres que deixaram a sua marca na história da cidade do Porto, em diversas áreas como as artes, ciências e desporto, abrindo caminho para a igualdade de género. Celebramos as suas contribuições através de um roteiro que nos leva a conhecer as suas obras e homenagens pela cidade.

Dia da Mulher no Porto: Um Dia de Celebração

Entre estas mulheres pioneiras, destacam-se:

Aurélia de Sousa: Destacou-se como pintora naturalista, tendo o seu trabalho representado no Museu Nacional de Soares dos Reis.

Armanda Passos: Reconhecida pintora, as suas obras estão nos Passos Perdidos do Palácio da Justiça do Porto.

Irmãs Moraes Sarmento: Laurinda, Aurélia, Guilhermina e Rita foram pioneiras na educação e na medicina, lembradas na Reitoria da Universidade do Porto.

Rosa Mota: Campeã olímpica e mundial da maratona, homenageada no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

Bernarda Lacerda: Intelectual do século XVII, Bernarda contribuiu para a introdução dos Carmelitas Descalços no Porto.

Cristina Amélia Machado: Primeira mulher a frequentar a Academia Portuense de Belas Artes, hoje representada na FBAUP e no Jardim Marques de Oliveira.

Irene Vilar: Escultora de renome internacional, a sua obra inclui o icónico “Anjo” nas margens do Douro.

Marta Ortigão Sampaio: Reuniu uma vasta coleção de arte na Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, refletindo o seu amor pelas artes.

Guilhermina Suggia: Virtuosa violoncelista, Guilhermina foi a primeira profissional de renome mundial em sua área, sendo homenageada na Casa da Música.

Sophia de Mello Breyner: Poetisa reconhecida internacionalmente, a sua residência de infância é hoje o Jardim Botânico do Porto, inspirando gerações com a sua poesia e luta pela liberdade.

Carolina Michaëlis: Uma figura relevante da cultura portuguesa, Carolina foi uma destacada investigadora literária e a primeira mulher a lecionar numa universidade portuguesa.

Antónia Ferreira: Conhecida como “Ferreirinha”, a sua influência nas Caves Ferreira e no Vinho do Porto é inegável, enfrentando bravamente as adversidades do século XIX.

Carquejeiras: Um monumento na Rampa das Carquejeiras perpetua a memória dessas mulheres que desempenharam uma das mais árduas atividades na história do Porto, transportando carqueja pela cidade.

Estas mulheres deixaram um legado valioso para a cidade do Porto e inspiraram gerações futuras com as suas realizações notáveis em diversas áreas.

Dia da Mulher no Porto: Um Dia de Celebração
Dia da Mulher no Porto: Um Dia de Celebração

Dia da Mulher no Porto

Monumentos e Atrações Turísticas no Porto
Monumentos e Atrações Turísticas no Porto

O que visitar no Porto

Monumentos e Património Histórico do Porto
Se catedral do Porto

Catedral Sé do Porto

Construída na parte mais alta da cidade Invicta, a Catedral da  é o monumento religioso mais importante da cidade do Porto.
Torre do Clérigos - Porto by Miguel Aguiar

Porto

Descubra uma das atrações mais emblemáticas do Porto.

Eventos no Dia da Mulher no Porto

Translate »