O Visões Úteis é um projecto artístico, de origem teatral, sediado no Porto, e criado em 1994. Projecto marcadamente de autor que se produz a si próprio e projecto pluridisciplinar, com uma direcção partilhada e assente em metodologias de trabalho colaborativas que convocam uma especial participação de toda a equipa artística.
No Visões Úteis o projecto estético cresce em sintonia com uma forte motivação ética— poderemos mesmo dizer política— numa constante reflexão acerca do sentido contemporâneo de fazer arte— e em particular artes performativas— que quotidianamente marca as opções de trabalho e agudiza a consciência da responsabilidade social e política para com as comunidades envolventes.
O núcleo do Visões Úteis é a criação artística, mas a sua atividade espalha-se também por outros domínios como a programação (através da associação de artistas juniores e seniores), a circulação nacional e internacional, a edição (digital, em livro e em DVD), o desenvolvimento de públicos (através de um Serviço Educativo), a investigação (através de parcerias com Universidades e centros de investigação cientifica creditados) e a formação da equipa.
Um Artista da Fome e outros textos reúne uma série de contos e pequenas ficções publicadas ainda durante a curta vida de Franz Kafka. As quatro histórias que compõem Um Artista da Fome foram publicadas em separado em diferentes anos, tendo sido reunidas num livro que acabaria por ser publicado já após a morte de Kafka, em 1924.
Inclui também uma seleção de pequenos textos publicados em revistas e jornais.
Livro disponível aqui