O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Turismo Religioso no Porto: 7 locais a não perder

Os melhores locais religiosos para visitar no Porto

Turismo Religioso no Porto: 7 locais a não perder

Os locais religiosos costumam chamar a sua atenção nas cidades? Se for o caso e quiser fazer turismo religioso na cidade do Porto, não pode perder as recomendações de igrejas, capelas e museu de arte sacra que temos para si.

Mas antes de passarmos ao conteúdo, se quiser comprar uma lembrança para recordar este passeio na cidade do Porto, pode fazer a compra numa das lojas locais de artigos religiosos ou na loja online Holyart.

Ao comprar na loja online terá uma maior variedade de produtos, como anjos, imagens religiosas e produtos mais simples como chaveiros e jóias. Um dos produtos que lhe pode interessar é a imagem religiosa de São Francisco de Assis que lhe fará lembrar a visita à Capela das Almas e os magníficos azulejos da mesma.

E agora sim, seguem-se os locais que deve adicionar ao roteiro de turismo religioso no Porto.

1. Sé Catedral do Porto

No centro histórico da cidade pode-se visitar este maravilhoso monumento que também é conhecido como Igreja de Santa Maria do Porto, de Nossa Senhora da Vandoma ou de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação.

Se quiser, também, fazer uma visita ao claustro que foi construído em estilo gótico, o bilhete custa 3€. E, já que está no centro, aproveite para visitar as restantes atrações do local, como a Muralha Fernandina, a Ponte de D. Luís I, a Igreja de São Francisco e a Igreja e Torre dos Clérigos, da qual falaremos de seguida.

2. Igreja de São Pedro dos Clérigos

Ao visitar a Igreja de São Pedro dos Clérigos aproveite para subir ao topo da Torre dos Clérigos e visitar o Museu dos Clérigos onde encontrará um acervo completo que o levará de volta ao passado. Muitas das peças do museu foram deixadas à Irmandade dos Clérigos, sendo que a maioria é proveniente de território nacional.

3. Capela das Almas

A primeira coisa que precisa de saber sobre a Capela das Almas é que o seu interior é simples, mas os azulejos que representam a vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina dão uma beleza indescritível à capela. Não é por acaso que esta é uma das capelas mais bonitas do Porto.

E, no seu interior, a imagem de Nossa Senhora das Almas é o principal destaque.

4. Capela de Nossa Senhora da Silva

Na fachada desta capela destacam-se as imagens de São João Baptista, de São Baldomero e, claro, de Nossa Senhora da Silva. No interior do edifício fica a capela que, em tempos, foi administrada por caldeireiros, anzoleiros e ferreiros da cidade.

No seu exterior, a capela tem cores alegres que chamam a atenção de qualquer pessoa que passe na zona.

5. Oratório da Capela de São Sebastião

Este foi construído nos finais do século XVIII e pertencia ao Convento dos Grilos, assim como muitas outras construções religiosas. O oratório está localizado numa rua onde passava a Procissão do Senhor dos Passos.

6. Farol-Capela de São Miguel-O-Anjo

Sabia que este farol é um dos mais antigos da Europa? É verdade, D. Miguel da Silva mandou edificar este farol no ano de 1527. O farol deixou de ser usado em meados do século XVII e, atualmente, encontra-se em mau estado de conservação.

7. Museu de Arte Sacra e Arqueologia (MASA)

E, para terminar, o Museu de Arte Sacra e Arqueologia que se encontra na porta de madeira que está à esquerda da Igreja São Lourenço, conhecida no Porto como a Igreja dos Grilos.

O que dizer em relação ao museu? Tem um acervo muito variado e rico constituído por esculturas religiosas, pinturas, ourivesaria, alfaias religiosas, entre outros. O tempo médio necessário para visitar o museu é de 1 hora.

E, no final, tire algum tempo para visitar outros pontos de interesse na cidade do Porto e provar alguns dos pratos mais conhecidos.

Turismo Religioso no Porto: 7 locais a não perder

Fica a par das novidades!

O porto de Artur Pastor

O Porto de Artur Pastor

Fotografia

Ribeira do Porto década de 50 / 60 por Artur Pastor.
O fotógrafo construiu uma extensa obra que serviu de base à fototeca ministerial, com mais de 10.000 imagens documentando todo o tipo de trabalhos, espécimenes e cenas agrícolas
Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)
o que fazer este fim de semana no Porto
Eventos e Ideias
Tudo para um dim de semana Perfeito na Invicta!

Turismo Religioso no Porto

7 locais a não perder

Translate »