O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Porque razão trocamos os “v’s” pelos “b’s”?

O betacismo, vulgarmente referido em Portugal como trocar os "v" pelos "b" é o fenómeno linguístico que consiste na troca da pronúncia dos sons v por b.

Porque razão trocamos os “v’s” pelos “b’s”?

O betacismo ocorre em especial nas línguas românicas e não é um exclusivo do norte de Portugal mas também aparece no galego, no catalão, no occitano, no sardo e alguns dialetos do sul da Itália. É um dos fenómenos da evolução fonética mais comum, identificado pela linguística histórica independentemente da genealogia linguística. Existiu em várias línguas como grego e hebraico antigos.

Não há certezas e muitas são as teorias que tentam explicar a sua origem apenas no Norte de Portugal até aos dias de hoje, uma das mais conhecidas é a relação próxima com a influência do galego.

O idioma ancestral  do norte de Portugal era o “galaico-português”. Talvez desta proximidade histórica e geográfica nasceu esta “partilha” que  troca dos “v’s” pelos “b’s”. 

Porque razão trocamos os “v’s” pelos “b’s”?
Muitas são as semelhanças entre o português e o galego.
galicia e o norte de portugal betacismo 2

 Betacismo Porque razão trocamos os “v’s” pelos “b’s”? 

Porque razão trocamos os “v’s” pelos “b’s”? betacismo

Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)
Rui Pina retrata a monarquia e a plebe da Invicta. Como um antropólogo do contemporâneo consegue captar as essências, as armaduras, os anseios, os perfumes, as dores e as angustias (…)
10 ebooks e 13 sites onde pode descarregar milhares de livros gratuitamente.

Porque razão trocamos os “v’s” pelos “b’s”?

betacismo

Translate »