O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Parque de Nova Sintra

Jardins do Porto

Os jardins da quinta de Nova Sintra albergam as antigas fontes e chafarizes do Porto, deslocados na altura da progressiva canalização da água na cidade.

Parque de Nova Sintra

PARQUE DAS ÁGUAS (ÁGUAS DO PORTO, E.M.)

O parque ocupa cerca de um terço das actuais instalações da sede da Águas do Porto, E.M., correspondendo ao antigo bosque e mata da Quinta de Vilar das Oliveiras. propriedade, até 1922, da família de Robert Reid. Este terreno urbano foi então comprado pela firma Almeida & Miranda, joalheiros portuenses da Rua de Cedofeita, e, após ter sido objecto de promessa de compra ao FCP, que tencionava construir aí o seu campo de treinos e sede, foi expropriada em 1927 pela Câmara do Porto, para aí instalar a sede dos recém-criados SMAS, assim como o Reservatório e Central de Nova Sintra, concluídos em 1929. Durante quase noventa anos, foram recolhidas fontes e chafarizes da via pública, tendo o parque sido aberto à cidade, primeiro em 1940 e, seguidamente em 1987, coincidindo com as comemorações do centenário de abastecimento de água à cidade (1886). Em 2018, após obras de qualificação paisagística e arquitectónica, foi novamente devolvido ao circuito de parques urbanos portuenses, contando com um património rico em espécies vegetais, animais e em objectos de valor arqueológico.

Como complemento no campo do equipamento, conta com o apoio de alguns pavilhões de concepção arquitectónica contemporânea constituindo-se num conjunto exemplar e singular no panorama dos espaços públicos da cidade.`No âmbito do processo de valorização do património do património da Águas do Porto, esta área verde (68 500 m2) da cidade viu qualificada a sua mancha arbórea, criando espaços propícios ao retorno de algumas espécies animais e reabilitando os percursos e as obras de arte urbana (fontes, chafarizes e arcas de água) que nele foram sendo instaladas desde a década de 1930 até 1960. Esta vertente museológica confere-lhe uma qualificação patrimonial singular sublinhando a sua função didáctica e pedagógica na esfera da história geral da cidade, em particular dos seus equipamentos e infra-estruturas básicas, essenciais, desde há cem anos, para a construção da imagem do Porto, como a cidade da água, por excelência.

Parque de Nova Sintra 1

Parque de Nova Sintra - Localização, Horário e contato

Morada: Rua do Barão de Nova Sintra, 275, 4300-367 Porto
 
Horário:
Seg-Sex 10.00-18.00
Sáb e Dom 09.00-19.00
 
Contactos:
+351 225190800
[email protected]

Quinta de Nova Sintra

jardim botanico porto

Os melhores Jardins e Parques do Porto

Espaços Verdes

Relaxe nos melhores Jardins e Parques do Porto. Os “Pequenos Paraísos” dentro da cidade do Porto. Para fazer caminhadas ou correr, passear os cães ou simplesmente ler um bom livro. 

 

Palácio da Bolsa do Porto
Palácio da Bolsa do Porto
História & arquitectura
Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.
Centro Português de Fotografia (CPF)
Património fotográfico do Porto
O Centro Português de Fotografia está localizado na antiga prisão do Porto e hoje em dia abriga uma grande parte do património fotográfico do país.
Fica a par das novidades!

Translate »