O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Festival Internacional de Cinema do Porto.

Fantasporto 2022 - Programação

O Fantasporto está de regresso ao panorama da cidade do Porto. A 42ª edição realiza-se de 1 a 10 de abril no Teatro Rivoli. Não Percam a melhor selecção em competição do cinema fantástico.
Fantasporto 2022 - Programação - Festival Internacional de Cinema do Porto

Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto (Fantasporto) é o maior festival de cinema de Portugal, sediado na cidade do Porto. Foi criado e organizado por Mário Dorminsky e Beatriz Pacheco Pereira.

O Fantasporto é consagrado internacionalmente pela revista “Variety” como um dos vinte e cinco mais importantes festivais do Mundo. Trata-se dum evento organizado pela cooperativa Cinema Novo.

Festival Internacional de Cinema do Porto.

Fantasporto 2022 - Programação

6ª FEIRA, 1 ABRIL
20.45 • SESSÃO OFICIAL DE ABERTURA
xxxHolic – Mika Ninagawa – 110’ (Jap) – CF – Fantástico /Manga – ANTESTREIA MUNDIAL – v.o. leg. Ingl.
Um estudante chamado Watanuki quer uma vida normal. Para se ver livre do que o atormenta, é guiado por uma borboleta até uma loja de uma bruxa onde se lê “posso satisfazer qualquer desejo”. No entanto, cada desejo concedido tem um preço. Uma superprodução belíssima baseada numa manga muito popular de Clamp, cheia de fantasia e acção, onde está presente a grande tradição estética japonesa. 

Bilhetes disponíveis aqui

 

23:00 • FANTASCLASSICS/ FILMES CULTO
Blade Runner – Ridley Scott – 117’ (E.U.A.) – 1982- 40 Anos – v.o. leg. port
Na Los Angeles de 2019, o policia Deckard, interpretado por Harrison Ford, está encarregado de caçar quatro replicantes que chegaram ilegalmente à Terra para se encontrem com o seu criador. Filme revolucionário de ficção científica e filme-culto inquestionável.
Time to Die!” diz o moribundo replicante nos portentosos momentos finais (um fabuloso Rutger Hauer) do filme. 40 anos depois da estreia europeia no Fantasporto, este filme de Ridley Scott é ainda uma experiência a não perder.

Sábado, 2 ABRIL
16:00 • The Laws of the Universe – The Age of Elohim (Japão) – 119’ – CF – ANTESTREIA EUROPEIA – Animé – v.o. leg. ingl.
Muito para além da animação japonesa industrializada, este filme leva-nos ver uma cuidada e belíssima animação mas ainda dentro do espírito manga. Yaizael é enviada para proteger a Terra. A proverbial luta entre o Bem e o Mal na era da defesa do nosso planeta e da sua beleza.

18.15 • Jacinto – Javi Camino – 95’ (Esp) – SR -Drama – v.o. leg. ingl.
A vida pacata de uma aldeia galega é abalada pela chegada de uma filha de terra e da sua amiga sueca, ambas pertencentes a uma banda de “heavy metal”. Para Jacinto, um jovem com uma deficiência mental que acredita no padre da terra, elas são o diabo em pessoa. Este filme foi Prémio de Público da Secção Panorama no Festival de Sitges e Prémio do Juri no Festival de Austin.

21.00 • The House – Rick Ostermann – 90’ (Alem) – CF – Ficção Científica – v.o. leg. ingl.
Na Alemanha de 2029, um jornalista estrela proibido de escrever, por ter caído em desgraça, e a sua mulher refugiam-se na sua casa da ilha que possui tecnologia avançada e onde se julgam a salvo. À medida que a situação política piora, a casa transforma-se, de um refúgio seguro num poderoso adversário. Uma imagem realista dum futuro tecnológico que usa o progresso para fins bem mais ancestrais, a manipulação do poder.

23.00 • Ox-Head Village – Takashi Shimizu – 115’ (Jap) – CF – Horror – ANTESTREIA MUNDIAL- v.o. leg. ingl.
Umas jovens estudantes vão para um edifício abandonado fazer uma transmissão para os seus seguidores na net. Uma partida sem graça feita a uma delas é o ponto de partida para se revelar uma história de horrores e à descoberta de costumes antigos. Do vencedor do Prémio de Melhor Filme Fantástico do Fantasporto 2021 com “Suicide

DOMINGO, 3 ABRIL

 16:00 • Annular Eclipse – Zhang Chi – 97’ (China) – CF – ANTESTREIA EUROPEIA – Ficção Científica – v.o. leg. Ingl.
Em 2030, numa metrópole que lembra “Blade Runner, o filme conta a história de um assassino, Ge, que está a tentar recuperar a sua memória ao mesmo tempo que executa missões para a sua organização. Uma grande produção chinesa que mostra uma versão fabulosa da Arquitectura do futuro. Selecção do Festival de Busan.

18.00 • The Unburied / El Cadáver Insepulto – Alejandro Cohen Arazi – 84’ (Arg) – CF – CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES – Horror – v.o. leg. ingl 
Maximiliano volta à terra onde viveu para o funeral do pai e tratar de papéis. Lá, esperam-no os irmãos e o corpo do pai que ainda está onde morreu. Mas é preciso respeitar os seus desejos. E todos na terra parecem pouco preocupados com tudo. O passado volta num clima de horror e trivialidade. Primeira longa-metragem deste realizador argentino.

21.00 • Baby Assassins – Hugo Sakamoto (Jap) – 95’ – SR – ANTESTREIA EUROPEIA – Thriller – v.o. leg. Ingl
A alienação da juventude, o “dressplay” e a tecnologia à japonesa numa época em que a insensibilização da juventude é promovida em jogos e filmes. Chisato e Mahiro são duas adolescentes estudantes à beira de terminar os estudos. Também são duas assassinas de alto calibre. Quando a organização que as contratou as manda viver juntas, cria-se a parceria perfeita.

23.00 • The Exorcism of God– Alejandro Hidalgo – 99’ (E.U.A./Mex/Venez) – Horror – v.o. ingl. 
Um padre norte-americano é chamado para realizar um exorcismo. Mas nada corre como é previsto e anos mais tarde ainda está a sofrer as consequências do que fez. O realizador Alejandro Hidalgo visitou o Fantasporto em 2014 para apresentar em antestreia mundial a sua primeira longa, “La Casa del Fin de los Tiempos”, filme multi-premiado a seguir.

2ª FEIRA, 4 ABRIL
16:00 • Alchemy of the Spirit – Steve Balderson – 92’ (E.U.A.) – CF – ANTESTREIA EUROPEIA – Fantástico – v. o. Ingl.
Oliver, um artista que sobe em notoriedade, enfrenta a morte da mulher. O seu espírito volta 5 vezes, habitando uma dança entre a Vida, a Arte e a Morte. Excelente trabalho dos actores principais, a actriz Sarah Clarke e o actor-artista Xander Berkeley cujo verdadeiro trabalho é apresentado no filme, mostrando a realidade por detrás do acto de criação. O realizador Steve Balderson visitou o Fantasporto em 1999 para apresentar “Pep Squad”.

18.00 • Eviction – Maté Fazekas – 87’ (Hun) – SR – drama – v.o. leg. ingl.
Richard é um ambicioso oficial de diligências a quem finalmente entregam um caso de despejo, uma casa onde vive uma senhora de idade que se recusa a sair. O que parecia uma acção de rotina torna-se num caso importante na cidade com o envolvimento de todas as forças e autoridades locais. Primeira longa-metragem do realizador Maté Fazekas.

21.00 • Saralish – Yaser Ahmadi, Behrooz Bagheri – 76’ (Afeg/ Irão) – SR – Drama – ANTESTREIA MUNDIAL – v.o. leg. Ingl.
“Saralish” significa casamento arranjado. No Irão rural de hoje, dois homens combinam a troca das filhas. Uma menina, Anar, é trocada por outra, Tara, sem qualquer intervenção das mães e torna-se mulher de um homem velho. E quando uma afegã que viveu na Alemanha regressa à aldeia para resolver o seu próprio casamento arranjado ainda no ventre da mãe, a sorte de todas as mulheres da terra só piora. Um alerta para a situação dos direitos humanos nestas paragens.

22.30 • 2049: The Hedgehog Effect – 162’ (Taiwan) – SR – ANTESTREIA MUNDIAL – Ficção Científica – v.o. leg. ingl.

Os efeitos especiais de alta qualidade tornam credível este futuro próximo e um exemplo do que poderá ser a nossa vida com a tecnologia a invadir tudo. Num futuro possível uma mulher tenta matar-se no alto de um arranha-céus, rodeada de drones.

 

3ª FEIRA, 5 ABRIL 

15:00 • S.O. CURTAS-METRAGENS COMPETIÇÃO C. FANTÁSTICO – 153’ – v.o. leg. ingl.
(A ordem de exibição dos filmes pode não ser a abaixo referida)

Fledge – Hanni Dombe, Tom Kouris – 15’25’’ (Israel)
A Avó e a Neta. A magia expressa-se através das folhas que lhes crescem nos braços. Mas a juventude rebelde nem sempre respeita a herança. Poesia e afecto dominam apesar de tudo.

Visitors – Kernichi Ugana – 16’21’’ (Jap)
Um lugar estranho com gente ainda mais estranha. Afinal quem é aquela gente? Tudo ao melhor estilo do clássico fantástico de horror

Elena – Biruté Sodeikaité – 13’ (Lit/Fra/Croá)
Elena voa e encontra o seu par. Beleza num bailado como só o cinema de animação consegue mostrar.

 Night Breakers – Gabriel Campoy, Guillem Lafoz – 17’ (Esp)
Um grupo de homens e mulheres tentam preservar a luz que os mantém vivos e protegidos do perigo que os vai dizimando.

Zmiena – Pierre Renverseau – 13’46 (Fra)
Um homem, um quarto. Lá fora, a Natureza. Kafka segundo o francês Pierre Renverseau.

Part Forever – Alan Chung-An Ou – 12’ 33’’ (Taiwan)
Uma mulher lamenta a morte da irmã. E o marido não a consegue arrancar do caixão. Até que o inesperado acontece.

Unheimlich – Fabio Colonna – 15’ (Méx)
Uma mulher acorda ao ouvir ruídos. Que casa é aquela, que monstros a habitam? Curta Vencedora do Prémio Paul Naschy do Festival de Sitges 2021.

Grandpa – Valentine Rolland, Théo Bongiovanni, Hugo Martins, Sophie Ouvrard, Thomas Piot, Nell Molinier – 6’ 46’’ (Fra)
A neta aprende a lidar com a morte do avô lembrando o que ele costumava fazer.

The Flight of Banog – Elvert Bañares – 9’ (Filip)
As lendas dos povos indígenas das Filipinas, histórias de amor e ressurreição.

Told You – Cashell Horgan- 9’ (Irl)
Um rapazinho é mandado para a cama. Os temores começam, mas ninguém se importa muito. Mas, felizmente, alguém está atento.

Tranvia – Carlos Baena – 8’50’’ (Esp)
Uma mulher entra num carro-eléctrico muito especial. O que a aguarda é uma viagem aos infernos. Ou é apenas um sonho?

While We Stayed at Home – Gil Versely – 5‘ (Israel)
Uma passagem de peões, em plena pandemia. Um homem e uma mulher esperam em lados diferentes pelo sinal de travessia para peões. A sedução começa.

Shiny New World -Jan van Gorkum- 8’43’’ (The Nederlands)
Tudo num dia normal de trabalho. Mas será mesmo? Uma comédia de horror que mete limpezas muito originais.

18.00 • Broken Blooms – Luisito Lagdameo Ignacio – 107’ (Filip) – SR – Drama – ANTESTREIA MUNDIAL. – v.o. leg. ingl.
No início da pandemia, Cynthia e Jeremy são dois jovens recém-casados. Na sua pobre comunidade, não há só dificuldades, há também solidariedade e calor. Entre todos, a vida continua entre choros e risos. Um filme de Luisito Lagdameo Ignacio, depois do brutal “School Service”, apresentado no Fantasporto 2019 na presença do realizador, e que ganhou prémio da Melhor Actriz.

21.00 • Follow Her – Sylvia Caminer – 95’ (E.U.A.) – CF – Terror – ANTESTREIA MUNDIAL- v.o. ingl
Uma mulher vive dependente dos vídeos que põe na net e na quantidade de seguidores que consegue. Um dia, é convidada para ajudar a finalizar um argumento, o que a obriga a deslocar-se para um lugar remoto. Uma reflexão profunda sobre a invasão de privacidade e os tempos modernos. Um olhar perturbador e novo, mas cheio de originalidade, sobre um problema muito actual. Primeira longa de ficção de uma experiente realizadora americana.

23.00 • Confession – Yoon Jong-seok – 105’ (Cor. Sul) – SR – Thriller – INTERNATIONAL PREMIÈRE – v.o. leg. ingl.
Um homem casado com a filha de um magnata tem um acidente de carro quando volta com a amante de um encontro amoroso. Nesse acidente, morre um homem. Tentando encobrir o sucedido, ele e a amante inventam uma história. E quando uma advogada se apresenta para o defender, as coisas complicam-se a sério. Um filme cheio de reviravoltas inesperadas, a mostrar a vitalidade do cinema coreano.


The Laws of the Universe – The Age of Elohim

4ª FEIRA, 6 ABRIL

 16:00 • SoulPark – Róbert Odegnál, Illés Horváth – 77’ (Hun) – CF – Fantástico – v.o. leg. ingl.
Um homem aparece nu na jaula dos crocodilos de um jardim zoológico. Não se lembra como foi lá parar nem onde andou nos últimos 3 anos. Um polícia em pré-reforma e uma jovem investigadora vão tentar descobrir o que se passa. Primeira longa-metragem dos dois realizadores.

18.00 • Sometimes in the Dark/ A Volte Nel Buio – Carmine Cristallo Scalzi – 122’ (Ita) – CF – Horror – v.o. leg. ingl.
Uma aldeia remota nas montanhas cuja comunidade é afectada por uma doença misteriosa. Gorecki, o chefe dos doentes, apega-se a Giacomo, um rapaz “saudável”, e em quem vê uma oportunidade para a redenção e a salvação. Originalidade e imaginação a não perder nesta primeira longa do realizador que foi selecção do Festival de Trieste.

20.30 • Escape from Mogadishu – Seung-wan Ryoo – 153’ (Cor. Sul) – SR – Drama – v.o. leg. ingl.
Em 1991, quando a Coreia do Sul e a Coreia do Norte lutam ainda pelo reconhecimento como países separados na Nações Unidas, o embaixador da Coreia do Sul em Mogadishu, capital da Somália, recebe um pedido de ajuda do seu “inimigo”, o embaixador da Coreia do Norte, em fuga do caos e massacres que decorrem nas ruas. Filme candidato aos Óscares 2022 pela Coreia do Sul.

23.15 • Duyster – Thomas Vanbrabant, Jordi Ostir – 80’ (Bélgica) – CF – CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES – Drama Fantástico / Horror – v.o. leg. ingl.
Duas estudantes fazem um trabalho sobre um carrasco da Inquisição do século XVII e procuram vestígios dos casos em que esteve envolvido para compreenderem uma sociedade que permitia matar como bruxas centenas de mulheres com os maiores requintes de sadismo. Mas o que as estudantes encontram é bem mais perturbador. Com imagens muito chocantes, este filme foi o vencedor do Prémio do Júri no Festival de Horror e Fantástico de Salto. Primeira longa-metragem dos dois realizadores.

5ª FEIRA, 7 abril

16:00 • Entombed – Kjell Hammerø – 99’ (Noruega) – CF – Terror – v.o. ingl
Num futuro próximo, a civilização foi devastada. Fugindo na floresta dos “walkers”, Seamus encontra um alçapão que o leva a um antigo bunker. Lá está Konrad e a sua mulher, em coma há muito tempo, diz o homem. Filme foi premiado nos Swedish Film Awards nas categorias de Melhor Filme, Realizador e Actor e ainda Melhor Filme nos World Première Film Awards.

18.00 • Vortex; The Dawn of Sovereignty – Michel Rousseau 72’ (Fra) – CF/ ANIMA-TE – Ficção Científica – v.o. leg. ingl.
Michel Rousseau e a sua visão do nosso futuro longínquo num filme de animação fabuloso. A jovem Serena inventou uns óculos que lhe permitem detectar vértices que levam a fabulosos mundos, cheios de robots e androides. Filme já com 29 prémios internacionais entre os quais o Cannes World Film Festival (Melhor Filme de Ficção Científica), Hollywood Film Awards (Melhor Filme, Montagem, Banda-sonora, Som), Los Angeles Film Awards ou New York Film Awards. Primeira longa-metragem do realizador.

21.00 • Barbarians – Charles Dorfman – 90’ (UK) – CF -Terror – v.o. ingl.
Adam e Eva vivem há pouco tempo no campo, numa quinta de luxo. Numa noite do aniversário recebem a visita dos amigos Lucas e Chloe. Até que uma inesperada e assustadora invasão acontece e altera as forças em questão. Primeira realização de um experiente produtor, Charles Dorfman, duas vezes nomeado para os Oscares (“The King’s Speech” and “The Lost Girl”, já em 2022), com excelentes interpretações de Iwan Rheon (Ramsay Bolton de “Game of Thrones”) e a nomeada para os Óscares Catalina Sandino Moredo (“Maria Full of Grace”).

23.00 • The Good Father – Sho Kataoka – 100’ (Jap) – SR/CF -Drama / Horror – ANTESTREIA MUNDIAL – v.o. leg. ingl.
O médico Shiro Kubo, cuja família sofreu um grande acidente de viação, deixando a mulher em coma, é chamado para tratar uma doença misteriosa. A filha desconfia da mãe quando esta deixa finalmente o hospital. Quem é a mulher que se faz de sua mãe? Um pai tem de fazer tudo para trazer tranquilidade à família. Dos produtores de “Ghostmaster”, vencedor do Fantasporto 2020 e “Drive my Car”, com 4 nomeações para os Óscares de 2022.

6ª FEIRA, 8 ABRIL

16:00 • Chicken of the Mound – Xi Chen – 83’ (Chi) – CF – Ficção Científica – ANTESTREIA EUROPEIA – v.o. leg. ingl.
Os robots dominam a Terra mas não escondem a nostalgia dos humanos que já não existem. E fazem o que eles faziam – lutam. Máquinas infernais, caranguejos e humanóides, numa fabulosa animação de ficção científica, seleccionada para o Festival de Annecy e para o Festival de Ottawa.

18.00 • Night at the Eagle Inn – Erik Bloomquist – 70’ (E.U.A.) – CF – Horror – v.o. ingl.
Dois gémeos, um rapaz e uma rapariga, viajam para a remota Eagle Inn, depois de uma vida com famílias de acolhimento, à procura de saber o que aconteceu aos pais. Horror clássico numa realização de Erik Bloomquist que no Fantasporto 2021 apresentou o muito interessante “Ten Minutes to Midnight”. O realizador foi vencedor de um Emmy com a série TV “The Cobblestone Corridor”.

21.00 • Ms Lupin a.k.a. Daughter of Lupin – Hideki Takeuchi – 106’ (Jap) – CF – Comédia fantástica – ANTESTREIA MUNDIAL – v.o. leg. ingl.
Cinema de divertimento, muita acção e delírio burlesco que faz homenagem aos dramas entre famílias de criminosos, mas também à animé japonesa. Uma família de ladrões sabe que o seu patriarca pretende reformar-se, mas falta ainda o último golpe: o roubo da verdadeira coroa dos Habsburgos. Porque a falsa já eles roubaram. Para isso, têm todos de vir à Europa. Roubos à Arsène Lupin, o celebrado ladrão francês, mas em estilo manga. 

23.00 • The Mole Song – Takashi Miike – 129’ (Jap) – CF -Comédia/ Horror – INTERNATIONAL PREMIÈRE – CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES – v.o. leg. ingl.
Com o exagero e a violência que lhe são característicos, este realizador de culto faz-nos penetrar numa luta pelo poder que mete mafiosos sicilianos e japoneses. Reiji é um policial cheio de processos por mau comportamento que está em missão clandestina para destruir o maior traficante de droga do Japão e o filho. Sempre original e criativo, mas não se espere deste prolífero realizador de “Audition”, um filme brando.

SÁBADO, 9 ABRIL

 15:30 • FANTASCLASSICS/ HOLLYWOOD STARS
Casablanca – Michael Curtiz- 102’- 1942 – 80 Anos – v.o. leg. Port
Num café em Casablanca, Marrocos, durante a governação francesa, o dono americano (Humphrey Bogart) divide-se entre manter o café aberto, agradando aos ocupantes nazis, e ajudar a sua antiga amante (Ingrid Bergman) e o marido desta a seguirem para Lisboa e daí para a América. Filme vencedor de 3 óscares, Melhor Filme, Melhor Realização (Michael Curtiz) e Melhor Argumento, é considerado por muitos o melhor filme da História do Cinema.

17.45 • FANTASCLASSICS – HOLLYWOOD STARS
Singin’ in the Rain – Stanley Donen, Gene Kelly – 103’ – 1952 – 70 Anos – v.o. leg. port.
Um glorioso exemplo do cinema musical norte-americano. A alegria transbordante de uma história de amor, coreografias fabulosas e música a não esquecer nunca. Gene Kelly canta à chuva (e quase todas as canções são clássicos dos anos do pós-guerra), Debbie Reynolds torna-se numa das queridas da América e a sexy Cyd Charisse dança. “I’m Singin’ in the rain, just singin’ in the rain, what a wonderful feeling, I’m happy again!” … 

20.45 • SESSÃO OFICIAL DE ENCERRAMENTO E DE ENTREGA DE PRÉMIOS
FILME PREMIADO

 24.00 • FANTASCLASSICS / FILMES CULTO
THX 1138 – George Lucas – 86’ (E.U.A.) – 50 Anos – v.o. leg. port.
No futuro, no século 25, os humanos são numerados. Um homem e uma mulher vão revoltar-se contra a sociedade rígida em que os forçam a viver. Robert Duvall, num início promissor como actor, e a mestria de George Lucas, na sua primeira longa-metragem, anos antes da Saga “Star Wars”. Actividade sexual ilegal, robots, felicidade regulada, sociedade opressiva, tudo fez deste filme um marco inovador. “Buy Now, Buy More, Buy More Now!”, diz a voz.

 

DOMINGO, 10 ABRIL

15.00 • FILME PREMIADO

17.00 • FILME PREMIADO

19.00 • FILME PREMIADO

 21.00 • FILME PREMIADO

Podem encontrar os trailers deste ano aqui: http://trailers.fantasporto.com

 NOTA: os filmes em competição nesta sala, com a exceção das curtas-metragens, têm legendas em português

A partir de 15 de março (a confirmar) pode adquirir os seus bilhetes na Bilheteira do Rivoli, BOL.pt e Lojas Aderentes. O bilhete normal tem o custo de 5€, e o preço aplica-se para qualquer sessão. Nas bilheteiras do Rivoli encontra em exclusivo o Bilhete Duplo (para a mesma sessão) com o custo de 8€. Bilhete Estudante a 3,50€. Tem ainda possibilidade adquirir a caderneta de 5 bilhetes por 15€, ou a caderneta de 12 bilhetes por 30€. 

As cadernetas existem em 2 modalidades de 5 ou 12 vales que deverão ser trocados nas bilheteiras do Rivoli durante todo o período do Festival por bilhetes para as sessões que desejar. Estas cadernetas têm número limitado. Podem ser usados em qualquer número numa mesma sessão. Os vales não utilizados não podem ser devolvidos. 

As cadernetas são entregues no secretariado do festival, no Rivoli, a partir das 14 horas de 1 de Abril e durante o horário de funcionamento de secretariado. É fundamental levar o recibo que recebeu, entretanto, para fazer o seu levantamento.

Para os fãs do Fantasporto, existe o Livre Trânsito para assistir a todo o festival por apenas 60€ (significa 1,50€ por sessão)!

Fantasporto 2022 - Programação

Fica a par das novidades!

O porto de Artur Pastor

O Porto de Artur Pastor

Fotografia

Ribeira do Porto década de 50 / 60 por Artur Pastor.
O fotógrafo construiu uma extensa obra que serviu de base à fototeca ministerial, com mais de 10.000 imagens documentando todo o tipo de trabalhos, espécimenes e cenas agrícolas
Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)
o que fazer este fim de semana no Porto
Eventos e Ideias
Tudo para um dim de semana Perfeito na Invicta!

Fantasporto 2022 - Programação

Festival Internacional de Cinema do Porto.

Translate »