O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Cancelado

The Cradle Will Rock- Coliseu do Porto

The Cradle Will Rock- Coliseu do Porto

O Coliseu apresenta “The Cradle Will Rock”, teatro musical do compositor contemporâneo de Brecht, Marc Blitzstein (1905-1964) e uma das principais peças musicais de teatro político escritas nos Estados Unidos, numa produção do Teatro Aberto,

Considerada uma impiedosa sátira brechtiana à corrupção nas mais diversas instituições da sociedade e um hino ao trabalho e às pessoas pobres em luta pela sobrevivência no período que se seguiu à Grande Depressão, “The Cradle Will Rock” (em tradução literal, O Berço vai Balançar) foi objeto de censura. Mas, apesar das proibições, conseguiu uma estreia épica em 1937, em Nova Iorque, com encenação de Orson Welles.

No início dos anos 30, diante dos flagelos da Grande Depressão americana e da ameaça crescente do fascismo e do nazismo no estrangeiro, Marc Blitzstein cultivou o teatro musical como veículo de comentário político, influenciado por artistas alemães como Bertolt Brecht, Hanns Eisler e Kurt Weill. O exemplo mais marcante deste estilo é “The Cradle Will Rock” , que as autoridades norte-americanas consideraram subversiva e tentaram mesmo impedir que estreasse.

A 16 de junho de 1937, a estreia fez-se à revelia, acontecimento que tornou a peça num momento marcante na história da música. O jovem Orson Welles, à época com apenas 22 anos, alugou um teatro alternativo para que a estreia pudesse acontecer, Marc Blitzstein tocou a obra integral ao piano, e os artistas, proibidos de subir ao palco pelas autoridades, cantaram e atuaram a partir dos seus lugares na plateia e nos camarotes.

A 25 de junho, chega a vez de, a partir da plateia e dos camarotes do Coliseu, assistir a esta peça, numa produção com direção musical de João Paulo Santos, encenação de João Lourenço e um elenco de atores e cantores líricos.

The Cradle Will Rock
Texto e música: Marc Blitzstein
Direção musical e piano: João Paulo Santos
Encenação e cenário: João Lourenço
Dramaturgia: Vera San Payo de Lemos
Figurinos:  Marisa Fernandes
Coreografia: Cifrão
Elenco: Ana Ester Neves, Diogo Oliveira, João Merino, João Oliveira, Leila Moreso, Marco Alves dos Santos, Mariana Castelo Branco, Mário Redondo, Nuno Dias, Ricardo Panela, Ricardo Raposo Uma produção do Teatro Aberto

Bilhetes 

The Cradle Will Rock- Coliseu do Porto

Data

25 Jun 2023
Desde

Hora

21:00
Coliseu do Porto

Localização

Coliseu do Porto
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-coliseu-do-porto/
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »