O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Sessões Especiais Joseph Losey

Sessões Especiais Joseph Losey

Sessões Especiais Joseph Losey

Choque / Joseph Losey (17.30h)

Boom! é uma adaptação da peça The Milktrain Doesn’t Stop Here Anymore, de Tennessee Williams, que também escreveu o guião do filme. Depois de algumas peripécias, os protagonistas acabariam por ser Elisabeth Taylor (que no mesmo ano trabalharia de novo com Losey em Cerimónia Secreta) e Richard Burton. Taylor é Flora Goforth, uma milionária impulsiva que vive reclusa numa mansão imponente, numa ilha isolada. Dita à senhora Black a sua biografia, onde fala dos seis maridos já falecidos, e dos amantes. Entretanto, chega à ilha Chris Flanders, poeta nómada, conhecido como o “anjo da morte”, e que diz já ter tido um affair com ela… Retrato sobre o desejo como relação de poder, realçado por um genial trabalho de câmara, Boom! era um dos filmes favoritos do casal Taylor-Burton.

The Go-Between – O Mensageiro / Joseph Losey (20.30h)

Um projeto acalentado vários anos por Losey, e também por Pinter, que começou a trabalhar na escrita do guião em meados dos 60, ambos impressionados pela leitura do romance de L.P. Hartley que o filme adapta, The Go-Between. Exploração do despertar para a vida adulta do adolescente Leo Colston, que, de férias na luxuosa casa de campo de Norfolk do seu companheiro de colégio Marcus Maudsley, se aproxima de Marian (Julie Christie), a irmã mais velha deste, e acaba a entregar as suas mensagens a um vizinho camponês, com o qual ela mantinha uma relação amorosa clandestina, criando-se assim uma cumplicidade entre o rapaz com raízes humildes e a jovem que, apesar de ter nascido na opulência, sente um enorme desejo de romper com o estabelecido e despreza as convenções sociais. É um dos filmes mais célebres de Losey, que nesse ano “roubaria” a Palma de Ouro a Morte em Veneza, de Visconti, no festival de Cannes.

Choque [Boom!]
de Joseph Losey
com Elizabeth Taylor, Richard Burton, Noël Coward
Reino Unido, 1968, 1.53h, >12
Cópia Digital Restaurada

The Go-Between – O Mensageiro
de Joseph Losey
com Julie Christie, Alan Bates, Dominic Guard, Edward Fox, Margaret Leighton
Reino Unido, 1971, 1.56h, >12
Cópia Digital Restaurada
Festival de Cannes 1971 – Palma de Ouro
Prémios BAFTA 1972 – Melhor Atriz Secundária (Margaret Leighton), Melhor Ator Secundário (Edward Fox), Melhor Argumento (Harold Pinter), Melhor Ator Promessa (Dominic Guard)

 

Sessões Especiais Joseph Losey

Data

01 Jun 2021
Desde

Hora

17:30
Teatro Rivoli

Localização

Teatro Rivoli
R. do Bonjardim 143, 4000-440 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-teatro-rivoli-porto/
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »