
Os Músicos do Tejo e Eduardo Paniagua | “500 anos da viagem de Magalhães”
Os Músicos do Tejo e Eduardo Paniagua | “500 anos da viagem de Magalhães” no Coliseu do Porto
O Coliseu Porto Ageas recebe o concerto comemorativo dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação. Um concerto que junta em palco os portugueses Os Músicos do Tejo e os espanhóis Música Antigua numa aventura musical, com a direção musical d’ Os Músicos do Tejo e de Eduardo Paniagua, músico e mestre em música antiga medieval. Este concerto conta ainda com a participação do fadista Marco Oliveira.
O repertório do concerto apresenta obras que Fernão de Magalhães e os seus marinheiros terão ouvido em viagem por mares e portos, sobre estrelas, heróis, amores e nostalgia, a partir dos “vilancicos” e romances dos cancioneiros hispânicos do final do século XV e início do século XVI. Canções que relatam emocionalmente a grande aventura marítima que mudou para sempre a perceção do mundo, os atos heroicos dos marinheiros que a realizaram pelos portos e mares que atravessaram.
Um espetáculo comentado, com apresentação e contextualização histórica por Juan Marchena, que comemora a viagem promovida pela Coroa de Espanha e comandada pelo navegador Português Fernão de Magalhães (1480-1521), nomeado por Carlos I, com o objetivo de encontrar uma nova rota para as Ilhas das Especiarias.
Com uma forte componente de multimédia da autoria de Miguel Osório/ La Valise d’Images, o espetáculo que agora chega ao Coliseu Porto Ageas é distinto e original.
Uma coprodução com a Transiberia Productions, em parceria com a Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação, e com direção artística de Carlos Gomes.
MÚSICA ANTIGUA
Eduardo Paniagua: flautas, saltério, percussão e voz
Cesar Carazo: voz e fídula
Luis Antonio Muñoz: viola da gamba e voz
OS MÚSICOS DO TEJO
Marcos Magalhães: cravo, harmónio e voz
Arthur Filemon: voz
Marco Oliveira: voz e guitarra